Gestão de negócios

Os 9 problemas financeiros mais comuns nas pequenas empresas

Entre 2020 e 2021, houve um aumento de cerca de 19,8% na abertura de empresas no Brasil: um aumento expressivo em relação ao ano anterior. Mas o fator que preocupa nas estatísticas está na alta taxa de mortalidade das pequenas empresas brasileiras e a sua principal razão: dificuldades na gestão financeira.

Se você é empreendedor e está com uma pulga atrás da orelha nesse assunto, temos boas notícias: conhecer o problema é metade da solução. Além disso, boa parte das soluções é pautada em organização, orientação e uso da tecnologia a seu favor. Acompanhe o artigo para conhecer os problemas financeiros mais comuns nas pequenas empresas e como resolvê-los!

Os problemas financeiros mais comuns nas pequenas empresas e como solucioná-los

1. Planejamento estratégico e financeiro desalinhados

Definir um planejamento estratégico é essencial para que sua empresa cresça de forma direcionada, apresentando os retornos desejados. Dessa forma, você pode estabelecer metas de venda, aquisição de clientes, expectativas de expansão do negócio, investimento em melhorias tecnológicas, dentre outros.  No entanto, para que um planejamento estratégico possa sair do plano das ideias é essencial que ele seja financeiramente possível para a sua empresa, sem causar gastos excessivos. A resposta para obter esses números está no controle de caixa, balanços, relatórios e outros recursos financeiros que podem ajudá-lo a entender quais movimentações podem ser feitas de maneira segura.

2. Fluxo de caixa desatualizado

O fluxo de caixa registra todas as movimentações financeiras da sua empresa e, por isso, é um componente essencial de qualquer planejamento financeiro. Para que sejam aproveitados, esses dados devem ser coletados, registrados e analisados periodicamente (quanto maior a frequência, melhor).  O erro de muitos empreendedores está em deixar esse fluxo desorganizado, deixando de realizá-lo ou não realizando com a frequência necessária para compreender aspectos mais sutis das finanças da empresa.  Por exemplo: ao acompanhar o seu fluxo de caixa periodicamente, é possível descobrir quais dias da semana há mais receita e quais são os produtos mais populares, possibilitando a organização de promoções futuras.

3. Não utilizar os relatórios de desempenho ao seu favor

Não basta ter os números em mãos: é preciso saber interpretá-los e tomar decisões com base neles. Isso vale tanto para o fluxo de caixa como também para os objetivos estratégicos da sua empresa.  E aqui não se trata de uma habilidade natural ou talento. Você, como empreendedor, pode buscar maneiras de capacitação para entender melhor o mercado ou contratar um profissional para auxiliá-lo.

4. Não ter um contador desde o início

Criar e manter uma empresa pode ser um processo burocrático e cansativo, especialmente no Brasil, um dos países com maior burocracia do mundo. Ainda nesse tópico, o regime de tributação do seu negócio influencia muito na carga de despesas da empresa. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo. Mas o grande X da questão está no fato de que é uma característica que precisa ser definida em uma estimativa de faturamento, ou seja, antes mesmo de abrir as portas do negócio. Realizar um cálculo desse tipo pode ser complicado para quem não tem experiência (ou afinidade) com os números.  É a partir desse momento que a expertise técnica do contador poderá ajudá-lo. Além disso, de acordo com o Código Civil Brasileiro, todas as empresas precisam ter um sistema de contabilidade formal.  Esses profissionais ajudarão você, não apenas no início, mas também na elaboração e interpretação de relatórios financeiros, podendo ainda orientá-lo a tomar as melhores decisões.

👉 Leia mais:

Toda empresa é obrigada a ter contador?

5. Misturar finanças pessoais com as da empresa

Esse é um erro mais comum do que se imagina. Afinal, parece desnecessário criar uma conta específica para a sua empresa quando o negócio ainda está nos estágios iniciais e não apresenta tantos rendimentos, certo?  Não é bem assim! Manter as contas juntas quase sempre gera confusão patrimonial e pode acarretar em dívidas pesadas. Você pode acabar nem percebendo um problema financeiro grave no seu negócio, até que comece a afetar suas finanças pessoais.

👉 Saiba mais:

Como separar as contas pessoais do caixa da empresa

6. Não ter uma reserva financeira

Especialmente em momentos de crise, é importante garantir que seu negócio possa se manter funcional, mesmo nos períodos de menor faturamento. As flutuações no rendimento podem acontecer de tempos em tempos, o que ocorreu agora por conta da pandemia, por exemplo. Uma boa reserva financeira também diminui o risco de necessitar ir atrás de empréstimos, comprometendo a saúde financeira do seu negócio.

7. Ser vítima do “achismo”

Nenhuma decisão financeira do seu negócio deve ser tomada com base em intuição ou senso comum: tudo deve ser considerado e planejado com cuidado para garantir bons resultados.  Um dos setores financeiros que mais tem a ver com achismo é a precificação dos produtos, por exemplo. Se não for feita corretamente, pode acarretar em prejuízos e deixar o seu negócio no vermelho.  Definir os preços de produtos e serviços é algo que precisa ser feito considerando absolutamente tudo o que entra no processo de produção, tanto despesas fixas quanto variáveis. A grande dica é: confie somente nos dados!

8. Atrasar compromissos financeiros

Uma empresa já possui naturalmente muitos compromissos financeiros. Por isso, evitar gastos não essenciais, como juros e multas, é essencial.  Uma boa organização das responsabilidades tributárias e alinhamento com os fornecedores e prestadores de serviços para o seu negócio pode solucionar o problema rapidamente. O segredo é criar um calendário e tomá-lo como regra!

9. Dizer não à modernização

A tecnologia trouxe uma série de soluções para os empreendedores modernos. Desde organizar equipes e tarefas, realizar cálculos, armazenar dados e documentos, até integrar todos os setores da sua empresa, são ferramentas que economizam tempo e aumentam a produtividade do seu negócio.  Não utilizar essas ferramentas a seu favor prende você e sua equipe às atividades burocráticas já resolvidas e deixa o seu negócio para trás em relação aos outros. Lembre-se sempre: a modernização está aqui para ajudá-lo.

🚨 Como a DIGISAN te ajuda com a modernização?

A emissão de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, pode ser simplificada e otimizada com o emissor da DIGISAN. Assim fica bem mais fácil emitir e armazenar cada documento com mais segurança, já que a ferramenta conta com armazenamento online e em nuvem.

Saiba mais:

10 vantagens da DIGISAN para emissão de NF-e


Nosso software ainda livra o seu time de parte das atividades burocráticas, salvando as informações dos contatos, calculando automaticamente os impostos e possibilitando um envio mais rápido por e-mail.

Problemas financeiros em pequenas empresas? Conte com a DIGISAN!

Agora que você já conhece os principais problemas financeiros das pequenas empresas, a mudança se torna mais fácil, não é mesmo? Conhecer mais sobre o mundo do empreendedorismo é essencial para construir um negócio cada vez melhor!  Se você ficou interessado na praticidade de garantir um emissor de notas fiscais eletrônicas especializado, então a DIGISAN pode ajudá-lo com um serviço mais rápido, seguro e 100% confiável!  E não se preocupe: para que você tenha certeza da sua satisfação, oferecemos um período grátis de teste de 7 dias!

QUERO CONHECER O EMISSOR DIGISAN

Você também pode gostar:


Você também pode gostar

Voltar ao blog