Gestão de negócios

6 passos para fazer uma auditoria fiscal

A auditoria fiscal é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Entenda como fazer um processo de auditoria para que sua empresa esteja em conformidade com todas as regulamentações fiscais.

A auditoria fiscal é uma ferramenta importante para o crescimento saudável de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. No entanto, por seu caráter técnico, pode se tornar um desafio para quem não tem experiência com o processo.

Fundamental para garantir a conformidade com as leis tributárias, a auditoria fiscal pode ser realizada tanto para evitar problemas quanto para otimizar a situação fiscal de uma empresa. Por isso, quando e com que frequência você deve fazer uma auditoria depende das suas necessidades específicas.

Neste artigo, vamos explicar a importância da auditoria fiscal e quais os 5 passos para executar esse processo de forma eficiente. 

O que é auditoria fiscal e qual sua importância

A auditoria fiscal é como um check-up das finanças do negócio, que mostra, por exames detalhados das contas, se a empresa está em dia com suas obrigações fiscais.

Além de garantir a conformidade fiscal, o processo é importante para evitar problemas legais e otimizar a gestão fiscal.

Veja, a seguir, alguns motivos importantes para realizar uma auditoria:

  • Identificar e corrigir irregularidades antes que levem a multas e problemas legais.
  • Garantir que os registros fiscais estejam alinhados com a realidade, proporcionando informações de confiança para a gestão.
  • Aprimorar a eficiência e a economia nos processos fiscais.
  • Apontar possíveis erros nos cálculos de impostos que impactem negativamente as despesas da empresa.

Etapas do processo de auditoria

Caso você não tenha uma equipe experiente para realizar uma auditoria interna, pode ser recomendável contratar uma empresa especializada para realizar o trabalho. Assim, você terá uma avaliação mais correta e transparente, que reflita com precisão a realidade da empresa.

Seja qual for a sua decisão, é importante conhecer as etapas do processo para poder acompanhá-lo desde o planejamento até o monitoramento contínuo para garantir que a empresa permaneça em conformidade fiscal. 

As principais etapas da auditoria fiscal envolvem:

  • planejamento;
  • coleta de dados
  • avaliação;
  • correções
  • monitoramento.

6 passos para realizar uma auditoria fiscal

A auditoria fiscal é de extrema importância para a saúde financeira e a conformidade da empresa com as leis tributárias. No entanto, é um processo complexo e pode exigir a assistência de profissionais qualificados.

Mas, para que você conheça o processo, vamos explicar a seguir o passo a passo para realizar uma auditoria fiscal:

1. Defina os objetivos

O que você deseja alcançar com a auditoria? Defina claramente os objetivos e quais áreas e aspectos da empresa serão auditados para que você os alcance.

2. Selecione os profissionais

Envolva auditores qualificados e experientes, seja da sua própria equipe ou de uma empresa especializada. É fundamental que os profissionais dominem as leis fiscais e regulamentações da área.

3. Colete os dados

Reúna todos os documentos financeiros e fiscais necessários, como:

  • faturas de energia elétrica, água, telefone, etc;
  • notas fiscais de fornecedores;
  • notas fiscais emitidas pela empresa;
  • guias de recolhimentos de tributos;
  • livros fiscais.

Nesse ponto, quanto mais modernizada e organizada estiver a gestão, mais fácil será reunir todas essas informações. Em muitos casos, os arquivos digitais substituem muito bem os físicos e evitam papeladas desnecessárias, que acabam dificultando o trabalho dos auditores. 

4. Analise as irregularidades

Avalie minuciosamente os documentos e dados para identificar erros, omissões ou inconsistências nos registros fiscais e financeiros e documente todas as irregularidades, sugerindo formas de corrigi-las.

5. Providencie as correções

Com base no relatório de auditoria, tome medidas para corrigir todas as irregularidades e garantir a conformidade com as leis fiscais.

6. Monitore os próximos passos

Depois de aplicar as correções, monitore continuamente os processos fiscais da empresa e realize auditorias regulares para garantir a conformidade.

Impactos da auditoria fiscal

Como mencionamos antes, a auditoria fiscal não é apenas uma medida de conformidade, mas também uma estratégia para a saúde financeira da empresa, pois a protege de multas, ajuda a entender as finanças e contribui para uma tomada de decisões mais consciente.

Por tudo isso, uma auditoria bem conduzida pode ter excelentes resultados para uma empresa. Entre eles, estão:

Identificação de créditos tributários

Imagine que a sua empresa tenha direito a deduções ou benefícios fiscais e que, por não saber disso, você não está aproveitando a chance de pagar menos impostos. Uma auditoria pode descobrir esses créditos e ajudar a empresa a economizar em despesas fiscais.

Visão financeira mais clara

A partir da auditoria, é possível ter uma visão clara e precisa da situação financeira da empresa, com receitas, despesas e obrigações fiscais bem definidas. Com isso, a tomada de decisões se torna mais assertiva e estratégica.

Segurança financeira

Os auditores são capazes de identificar erros ou omissões nos registros fiscais que podem criar complicações legais, despesas inesperadas e fazer a empresa perder a reputação e a confiança dos investidores, clientes e parceiros, o que afetaria negativamente os negócios

Melhoria da saúde financeira

Ao garantir que os impostos sejam pagos corretamente e que os registros financeiros sejam precisos, a auditoria fiscal contribui para a saúde financeira geral da empresa, resultando em maior lucratividade, melhor capacidade de planejamento financeiro e mais recursos disponíveis para investimento e crescimento.

—-----------------

Como você viu, realizar uma auditoria fiscal contribui para a saúde financeira e a conformidade tributária de uma empresa e a protege de multas e penalidades fiscais.

E, na hora de auditar as contas, a gestão correta das notas fiscais é uma peça de grande importância. Afinal, as notas fornecem um registro preciso das transações financeiras, ajudam a identificar irregularidades e garantem que sua empresa esteja dentro das leis fiscais.

O emissor de notas fiscais da DIGISAN é projetado para simplificar o processo de emissão e gerenciamento de notas fiscais, economizar tempo e garantir que sua empresa cumpra todas as regulamentações. 

Faça um teste gratuito do emissor da DIGISAN por 7 dias e fortaleça a conformidade fiscal da sua empresa.

Você também pode gostar

Voltar ao blog