Vender infoprodutos na Hotmart é uma excelente maneira de alcançar um público amplo e gerar renda online. No entanto, é fundamental estar em dia com as obrigações fiscais para manter seu negócio legalizado e em conformidade.
Neste guia completo, vamos explicar como emitir nota fiscal de vendas da Hotmart. Veja o que você vai aprender:
Continue lendo e saiba como manter suas vendas em dia com o Fisco e aproveitar ao máximo os benefícios de ser um vendedor digital.
A Hotmart tem regras próprias para a emissão de notas fiscais, o que pode gerar algumas dúvidas ao utilizar a plataforma. Será que você precisa emitir notas? Entenda abaixo como o processo funciona.
Regra número um: a emissão da nota fiscal deve ser direcionada para quem realmente adquiriu o seu produto. Por isso, seja na Hotmart ou em qualquer outro canal de venda, o documento fiscal deve ser emitido em nome do seu cliente final, o verdadeiro comprador.
Imagine que você é um produtor digital e, em uma semana turbinada, vendeu para 50 clientes. Cada um deles deve ter sua nota fiscal emitida, garantindo a regularidade da transação.
Mas atenção! Em alguns casos, a emissão da nota deve ser feita após a garantia incondicional. Essa estratégia te protege de cancelamentos e pagamentos desnecessários de impostos.
Se você é afiliado, deve emitir nota fiscal para o produtor digital, de acordo com as comissões recebidas, e não para a Hotmart, que é apenas a plataforma de pagamento, não a responsável pela venda.
Isso porque uma venda como afiliado é, na verdade, uma prestação de serviço ao produtor digital. Portanto, a nota fiscal deve ser emitida para o produtor, comprovando essa transação.
A exceção é quando você é afiliado de produtos da própria Hotmart. Aí sim, a nota fiscal vai para a plataforma, já que ela é a produtora.
Na hora de preencher a nota fiscal, lembre-se: o valor deve ser baseado na sua comissão e não no valor total do produto.
É coprodutor e tem dúvidas sobre notas fiscais? É comum ter incertezas nesse modelo de negócio.
Na maioria das situações, o modelo ideal para emissão de notas fiscais em coprodução é o split de notas. Nele, cada um (produtor e coprodutor) emite notas fiscais para o cliente proporcionalmente à sua participação na venda.
Para ter as melhores orientações sobre emissão de notas fiscais de acordo com a sua situação específica, é recomendável consultar um contador ou mesmo o suporte da Hotmart.
Se você emitir uma nota fiscal para a Hotmart e esse não for o modelo ideal para sua situação, a plataforma vai informar que a nota não corresponde ao serviço prestado.
Caso você já tenha emitido o documento há um certo tempo, não será possível cancelar a nota fiscal. Você terá que pagar os encargos e emitir a nota correta para quem o serviço foi realmente prestado, como explicamos acima. Isso significa que, para corrigir o engano, você terá que gerar uma nova nota e pagar os impostos mais uma vez.
Também é possível abrir um processo na Prefeitura da sua cidade para cancelar a nota fiscal, mas esteja ciente de que essa é uma opção que vai causar bastante transtorno.
A Hotmart, como intermediária entre produtores e compradores, emite notas fiscais de acordo com o tipo de participante.
No caso de produtores, a nota é emitida mensalmente, somando as taxas de serviço (9,9% + R$1,00 por venda) de todas as transações do mês, e enviada automaticamente para o e-mail cadastrado na plataforma.
Já para afiliados, que são cobrados por venda, a nota fiscal é emitida uma única vez por mês, referente às taxas de saque realizadas no período. O mesmo é feito quando há saques do produtor.
Produtores digitais, afiliados e coprodutores devem entender o processo de emissão de notas para evitar problemas fiscais e garantir que todas as transações sejam registradas de maneira adequada.
Para quem trabalha no mercado digital, uma boa opção é contratar os serviços de um contador. Além disso, automatizar a emissão de notas fiscais com um sistema confiável como a DIGISAN também facilita o trabalho.
Quer saber como a automação de nota fiscal funciona na Hotmart? A seguir, explicamos como integrar a plataforma com o emissor de notas da DIGISAN.
Veja o passo a passo em vídeo ou se preferir logo abaixo em texto:
Acesse sua conta do emissor de notas. Caso ainda não tenha, cadastre-se Gratuitamente no sistema da DIGISAN clicando aqui
Em seguida será apresentado as informações referente a configuração com a Hotmart. Clique uma vez em cima do link apresentado para copia-lo:
Agora que já copiamos o link, vamos para a Hotmart para configurar a Integração!
1 - Coloque o nome que desejar na sua integração;
2 - Selecione qual produto deseja emitir as notas automáticas;
3 - Aqui é onde você vai colocar o link que copiou do sistema da DIGISAN!
4 - Nos eventos para enviar na integração escolha "Compra Aprovada" e "Compra Reembolsada";
Após confirmar a informação sobre proteção de dados Clique em Salvar
O mais importante para a integração é que você coloque no campo Código o mesmo código do seu produto na Hotmart:
Colocando então o mesmo no campo código no cadastro do serviço na DIGISAN:
Pronto! Você terá configurado com sucesso a integraçã com a hotmart para automatizar a emissão das notas fiscais. Caso você tenha qualquer dúvida, nosso Suporte VIP pode executar com você este passo a passo!
Emitir nota fiscal de vendas da Hotmart é uma obrigação legal que deve ser tratada com seriedade, e ao seguir as dicas deste guia, você estará no caminho certo para realizar esse processo de forma correta e eficiente.
Para facilitar ainda mais essa tarefa, você pode utilizar um sistema automatizado como o da DIGISAN. Assim como mais de 12 mil empresas que já se beneficiam da nossa solução, você pode simplificar a emissão de notas fiscais, garantir conformidade fiscal e focar no crescimento do seu negócio.