A Pepper é uma plataforma de vendas de produtos digitais, como cursos, e-books, softwares e consultorias, e vem sendo bastante utilizada por empreendedores que querem gerar ou complementar sua renda com o comércio de infoprodutos.
E assim como em lojas físicas, garantir que todas as suas transações online estejam documentadas não apenas evita problemas com o Fisco, mas também fortalece a credibilidade do seu negócio.
Neste guia prático, você vai entender quem precisa emitir notas fiscais na Pepper, como realizar esse processo corretamente e por que automatizar a emissão com a DIGISAN pode ser uma excelente estratégia.
Na Pepper, a emissão de notas fiscais segue as mesmas regras do comércio tradicional. Independentemente de estar vendendo cursos, e-books ou outros produtos digitais, o cumprimento das obrigações fiscais é indispensável.
A seguir, entenda como isso se aplica aos dois perfis de usuários da plataforma.
Se você é um produtor digital, a responsabilidade pela emissão das notas fiscais é sua. Cada venda realizada na Pepper exige a emissão de uma nota fiscal para o comprador final. Isso garante que a transação esteja regularizada e evita problemas legais.
Uma dica prática é aguardar o término do período de garantia incondicional antes de emitir a nota. Assim, você reduz o risco de pagar impostos desnecessários em caso de cancelamentos ou reembolsos.
Já para os afiliados, a emissão de notas fiscais segue uma lógica diferente. Nesse caso, você deve emitir uma nota fiscal de serviço para o produtor digital, com base no valor da comissão recebida. Não há necessidade de emitir uma nota para o comprador final ou para a Pepper, que atua apenas como intermediária da transação.
Para garantir a regularidade fiscal, considere contar com o suporte de um contador e utilize um sistema confiável como a DIGISAN para automatizar a emissão de notas. Isso ajudará a evitar erros e atrasos na emissão.
Para configurar a automação de nota fiscal na Pepper, você pode integrar a plataforma com o sistema de emissão de notas da DIGISAN. Entenda como fazer isso assistindo ao vídeo a seguir ou lendo o texto mais abaixo.
Acesse sua conta do emissor de notas. Caso ainda não tenha, cadastre-se gratuitamente no sistema da DIGISAN, clicando aqui.
Nas informações referentes à configuração com a Pepper, clique uma vez sobre o link apresentado para copiá-lo. Em seguida, vá para a Pepper para configurar a integração.
Dê um nome que identifique a sua integração e, no campo URL de Postback, cole o link que copiou do sistema da DIGISAN. Selecione os produtos para os quais deseja emitir as notas. Na opção Versão, escolha mais rescente. Marque todos os métodos de pagamento e, em Status de Pagamento, selecione Pago e Reembolsado. Para concluir, clique em Salvar.
Clique aqui para ver um vídeo completo de como cadastrar as informações do seu produto.
Na seção Produtos, copie código do seu produto na Pepper.
No sistema da DIGISAN, na seção Configuração do Produto, cole no campo Código o texto que copiou da Pepper.
Agora, sua configuração estará pronta e a emissão de notas fiscais será feita automaticamente pela DIGISAN. Se quiser baixar os arquivos XML das suas notas fiscais, eles estarão disponíveis para download no seu painel.
Seja você um produtor digital ou um afiliado, estar em conformidade com a lei é fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento. Integrando a Pepper com a DIGISAN, você automatiza a emissão de notas fiscais e torna o processo mais eficiente.
Para começar, você pode testar gratuitamente o sistema da DIGISAN e entender como ele simplifica a gestão fiscal do seu negócio.
Faça como mais de 12 mil empresas que já estão aproveitando os benefícios da DIGISAN. Solicite um teste grátis por 7 dias e não perca mais tempo com tarefas burocráticas.