Nota fiscal

É possível emitir nota fiscal grátis?

Precisa emitir notas fiscais, mas está sem orçamento para adquirir um sistema pago? Veja, neste artigo, como evitar armadilhas e garantir segurança e qualidade na hora de emitir uma nota fiscal grátis.

Se você é um empreendedor, sabe o quanto é fundamental manter sua empresa em ordem, especialmente quando se trata das questões fiscais. Afinal, estar em dia com os impostos e ter um controle financeiro eficiente são a base para o sucesso do seu negócio. E para te ajudar nessa tarefa, existe uma ferramenta essencial: o emissor de nota fiscal.

O problema é que, ao pensar em investir em um emissor, muitos empreendedores têm uma preocupação comum: o custo envolvido. Afinal, já ouvimos muito por aí que "o barato sai caro", não é mesmo? Por isso, é importante avaliar com cuidado a possibilidade real de emitir uma nota fiscal grátis.

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, existem opções de emissores de nota fiscal 100% gratuitos que te permitem economizar dinheiro e agilizar processos para ficar em dia com as obrigações fiscais. No entanto, para fazer uma escolha consciente, você precisa analisar se economizar alguns reais por mês vai contribuir, de fato, com o seu negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como é possível emitir nota fiscal grátis e quais cuidados e informações você precisa para tomar a melhor decisão na hora de usar um emissor de NF-e sem abrir mão da qualidade e eficiência

O que é um emissor de NF-e?

O emissor de nota fiscal é um sistema projetado para criar documentos fiscais eletrônicos, preenchendo e validando automaticamente informações que são exigidas pelo Fisco.

Com a extinção da emissão manual de notas fiscais, em 2018, o uso de um emissor de NF-e passou a ser obrigatório para todas as empresas, incluindo as micro e pequenas.

Um emissor eficiente contribui para uma gestão integrada, simplificando a comunicação com a Secretaria da Fazenda do seu estado ou município, seu contador e seus clientes. Ou seja, é uma ferramenta que possibilita uma gestão mais eficaz, fazendo com que você ganhe tempo e fique em dia com as obrigações fiscais.

Existem emissores gratuitos de nota fiscal?

Se essa é a sua principal dúvida, vai gostar de saber que existem opções para você emitir uma nota fiscal grátis em muitos estados do Brasil. MAS (sim, existe um grande “mas”), nem sempre um emissor gratuito vai ser a melhor opção para você. 

Isso porque eles não oferecem os mesmos recursos e têm limitações em relação a um sistema pago. Dessa forma, é preciso considerar muito mais do que o preço na hora de tomar uma decisão, pois há alguns riscos de usar um emissor de nota fiscal gratuito, como perder arquivos ou mesmo não conseguir gerar a nota quando precisa.

Veja, a seguir, algumas orientações para escolher um emissor de notas fiscais confiável e evitar dores de cabeça no futuro.

Quais as vantagens e desvantagens de um emissor de NF-e gratuito?

Vantagem

  • Custo zero: para quem está começando um negócio ou tem um orçamento mais limitado, um emissor gratuito pode ajudar a reduzir despesas diretas. Mas lembre-se que erros causados por um sistema não confiável podem levar a prejuízos ainda maiores do que um plano pago para emitir suas notas.

Desvantagens

  • Menos recursos: emissores gratuitos são mais limitados que as versões pagas.
  • Suporte não acessível: o suporte técnico para emissores gratuitos pode estar disponível apenas por meio de fóruns on-line, e-mails ou documentação.
  • Desatualização: sem atualizações frequentes ou melhorias contínuas, as funcionalidades podem ser comprometidas.
  • Riscos de segurança: plataformas sem contrato de proteção de dados não são seguras para as informações da sua empresa e dos clientes.
  • Problemas de integração: programas gratuitos podem ter limitações de integração com outros sistemas contábeis, de gestão ou de vendas.
  • Menor escalabilidade: o aumento no volume da emissão de NF-e pode levar a problemas com um emissor gratuito.
  • Instabilidade: emissores de nota fiscal gratuitos podem apresentar instabilidade em seus servidores, levando a interrupções ou mesmo impedindo a emissão de notas fiscais. 

O que você deve saber antes de optar por um emissor de nota fiscal grátis?

Para te ajudar a fazer uma escolha acertada e consciente, veja abaixo algumas perguntas que devem ser respondidas antes que você opte por um emissor de notas fiscais gratuito.

  • O programa é fácil de usar?
  • O sistema conta com suporte acessível e especializado?
  • Existe integração com o contador?
  • O emissor faz o cálculo de impostos da NF-e automaticamente?
  • Você pode acessar o programa e os dados de qualquer lugar?
  • O emissor atende às necessidades da minha empresa?

Para mais detalhes sobre este assunto, leia também nosso artigo 7 perguntas essenciais antes de escolher seu emissor de NF-e.

Quando devo investir em um emissor de nota fiscal pago?

Você já viu que é possível emitir uma nota fiscal grátis, mas também as restrições às quais um sistema gratuito está sujeito. Então, mesmo que você opte por iniciar as operações com um programa de custo zero, deve entender que, em algum momento, precisará migrar para uma versão mais completa e com mais recursos.

Abaixo, listamos alguns sinais de que você deve trocar seu emissor de notas fiscais:

O suporte técnico não atende suas necessidades

Ninguém quer passar horas ao telefone para resolver um problema ou ficar esperando dias até o retorno de um e-mail para resolver um problema com a missão de notas fiscais, certo? Se o suporte do emissor gratuito não é ágil, pode ser interessante trocar de sistema.

O emissor gratuito não se comunica com outros sistemas

Se você tem outros programas já instalados e não consegue integrar o emissor automaticamente, considere trocar de software.

O sistema não oferece um armazenamento seguro 

Para evitar problemas com a Receita Federal, você deve guardar as notas fiscais por cinco anos. Então, se o emissor gratuito tem limite de armazenamento ou problemas de segurança, o ideal é substituir por uma versão mais robusta.

O programa só pode ser acessado pelo computador da empresa

Imagine que você está em uma viagem e precisa resolver um problema com a emissão de notas fiscais, mas o software só pode ser acessado do computador onde foi instalado. Se o emissor gratuito não pode ser acessado on-line, pode ser uma boa ideia trocá-lo por um sistema mais moderno.

O emissor limita o número de notas emitidas

Emissores de nota fiscal gratuitos têm um limite no número de notas que podem ser emitidas no mês. Então, se o volume de negócios vem aumentando e você precisa emitir mais notas, é recomendável que assine uma versão paga.

Vale a pena investir em um emissor ou posso usar um gratuito?

Como você viu, existem opções para emitir notas fiscais grátis, mas nem sempre são a solução mais indicada para as necessidades de sua empresa. Para fazer uma escolha correta, é preciso avaliar além do preço, observando questões como suporte técnico, integração com o contador e segurança na emissão dos documentos.

Atualmente, você tem opções de emissores pagos bastante acessíveis e que vão te garantir mais tranquilidade e eficiência na hora de gerar suas notas. O sistema da DIGISAN, por exemplo, tem planos a partir de R$ 49,90 por mês e emite NF-e até cinco vezes mais rápido que um emissor gratuito.

Faça seu cadastro on-line e solicite um teste gratuito do emissor da DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog