Toda empresa tem a obrigação de emitir nota fiscal eletrônica relativa às operações de venda de produtos e serviços. Mas a importância desse documento, que agora é emitido apenas no ambiente digital, é maior. O adequado controle sobre as notas emitidas e recebidas é fundamental para a consistência dos impostos pagos pela sua empresa e também para eventuais incentivos fiscais que você possa vir a receber.
Por meio desse planejamento é possível controlar melhor custos e estoques, aprimorando a gestão como um todo. Empreendedores que querem otimizar processos e identificar como pagar menos impostos precisam ter um olhar atento à emissão das notas fiscais. Entenda a importância desse documento para sua empresa!
A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) veio para facilitar o processo de emissão dos documentos fiscais relativos à venda de produtos e serviços. O que mudou foi o sistema por meio do qual esses processos são realizados, que passaram a ser feitos em ambiente digital.
No dia a dia das empresas, a NF-e é usada em operações de entrada, saída, exportação, importação, transações interestaduais e simples remessa, substituindo, portanto, o uso da nota fiscal modelo 1 e 1-A.
Incluída em 2005 no Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico Fiscais (SINIEF), a NF-e também substitui os seguintes modelos de nota de fiscal:
Emitir nota fiscal eletrônica é uma obrigação imposta a empresas em todo o território nacional.
Ao emitir nota fiscal eletrônica, a empresa comprova que cumpre suas obrigações fiscais. A NF-e estabelece quais são as alíquotas incidentes sobre os serviços ou produtos comercializados. Dessa forma, garante que o emissor fará o recolhimento de impostos de acordo com a legislação fiscal.
Mais do que um mecanismo para o cumprimento de exigências legais, a emissão da nota fiscal eletrônica é um instrumento que facilita a organização contábil da empresa. Isso porque o registro das transações comerciais permite controlar melhor as movimentações financeiras, de estoque e os custos tributários.
Outras informações fundamentais presentes na NF-e são relacionadas às descrições dos produtos e serviços vendidos. Para o consumidor, esses são dados importantes para garantia dos seus direitos de consumidor, entre eles especificações sobre a qualidade, quantidade e garantias.
Como mencionamos, emitir nota fiscal eletrônica é uma obrigação das empresas. Mas o que acontece se a organização deixar de cumprir essa exigência? O negócio pode ser penalizado com base em diferentes dispositivos legais — os principais são os crimes contra a ordem econômica e tributária, podendo resultar em multas pesadas e até pena de reclusão dos responsáveis. Existem penalidades previstas também no Código de Defesa do Consumidor.
A transição para o ambiente digital facilitou a emissão de notas fiscais, gerando vantagens para empresas, fisco e para a sociedade em geral. Veja quais os principais benefícios, além dos que já destacamos anteriormente.
Todos esses benefícios são potencializados no caso das empresas que utilizam softwares para emitir nota fiscal eletrônica. São programas que automatizam processos e reduzem a ocorrência de erros, aprimorando mecanismos de controle.
Gostou das informações deste post e aprendeu com elas? Então, para evitar falhas na hora de emitir nota fiscal eletrônica, sugerimos que continue por aqui e leia mais sobre como escolher o melhor emissor de NF-e.
[rock-convert-pdf id="492"]Leia também: 5 erros que podem fazer sua empresa cair na malha fina