Nota fiscal

Veja como funciona o Emissor Gratuito do SEBRAE

Saiba como instalar, configurar e usar o emissor gratuito de notas fiscais do Sebrae e veja se esta é a melhor opção para seu negócio!

O emissor de NF-e do Sebrae é, atualmente, o único software gratuito governamental para emissão de notas fiscais, apesar de mais de 90% das empresas já terem optado por utilizar um emissor pago. Por meio desse emissor, é possível:

  • Emitir e gerenciar NF-e e CT-e (conhecimento de transporte eletrônico).
  • Facilitar a assinatura de certificados digitais.
  • Cadastrar clientes e transportadoras.
  • Imprimir DACTE e DANFE.
  • Exportar arquivos no formato XML.

O emissor gratuito do Sebrae surgiu em 2017, após serem descontinuados os projetos e a manutenção dos emissores da SEFAZ SP e da SEFAZ Maranhão, que eram os softwares utilizados pelos pequenos e microempresários até então. Confira abaixo um pequeno manual de como baixar e utilizar o emissor gratuito do Sebrae.

Como funciona o emissor gratuito do Sebrae

Apesar da baixa procura dos empresários pelo emissor gratuito do Sebrae, ele ainda é utilizado, principalmente por micro e pequenas empresas. Porém, como o Sebrae não oferece suporte técnico ou treinamento às empresas para uso do software, muitos empresários ainda têm dúvidas sobre como utilizar a plataforma.Confira, a seguir, um passo a passo de como usá-lo:

Como instalar o emissor gratuito da Sebrae

O primeiro passo para começar a utilizar o emissor gratuito do Sebrae é garantir que você tenha instalado o software JAVA no seu computador. Caso você não o encontre na relação de programas instalados, pode baixá-lo gratuitamente no site. Depois de instalado, abra a janela de configurações do JAVA e adicione o endereço do Sebrae como “exceção de sites” na aba de segurança. Em seguida, você deve fazer o download do emissor do Sebrae pelo site. Depois disso, basta instalar o software no seu computador e começar a utilizar. Na página de downloads, você encontrará duas categorias: versões de produção e versões de homologação. Escolha a opção mais atualizada da versão de produção para efetivamente emitir notas fiscais.

Como emitir notas fiscais com o emissor gratuito da Sebrae

Antes de começar a emitir suas notas fiscais com emissor do Sebrae, é necessário que a sua empresa possua um certificado digital. Neste artigo, a gente te mostra o passo a passo para fazer isso. Depois disso, é necessário que sua empresa também seja credenciada na SEFAZ, para que seu CNPJ seja autorizado a emitir notas fiscais. Aqui você conhece os passos necessários, caso sua empresa esteja no Distrito Federal. Após essas etapas, sua empresa estará habilitada a emitir notas fiscais pelo software do Sebrae. Apesar de exigir mais etapas de preenchimento que o emissor DIGISAN, a emissão de notas fiscais no emissor do Sebrae não é complexa. Logo ao iniciar o programa e escolher emitir NF-e, você será redirecionado a um um processo de 4 passos:

  • Dados NF-e e destinatário.
  • Produtos e serviços.
  • Transporte e pagamento.
  • Adicionais.

Para te ajudar nessa tarefa, você deverá preencher cada campo com as informações adequadas para cada tipo de nota fiscal. Um dos passos fundamentais é definir qual o modelo e tipo de nota você precisará emitir.

Neste artigo você aprende como fazer isso!

Depois disso, você pode exportar os arquivos XML e enviar para seus clientes. O sistema também possui um sistema de backup, porém isso precisa ser feito sempre de forma manual, o que é uma desvantagem deste software gratuito, já que aumenta as chances de esquecimentos e perda de dados.

Veja também:

Como saber se você precisa mudar de emissor

Emissor de NF-e gratuito: quais as principais limitações?

Como dissemos no início, o emissor gratuito do Sebrae é o principal software gratuito governamental para emissão de notas fiscais, mas que, apesar disso, ele é usado por menos de 10% das empresas no Brasil. A explicação para essa baixa procura se deve às limitações de recursos da aplicação, à falta de suporte e ao risco de falhas e problemas com a emissão das notas, o que pode gerar perda de tempo e prejuízos enormes para as empresas.Algumas funcionalidades que o emissor gratuito não oferece:

  1. Não calcula impostos.
  2. Não envia notas diretamente.
  3. Não oferece um sistema integrado de gestão.
  4. Não faz o backup automático.
  5. Não oferece suporte técnico nem treinamento da ferramenta.
  6. São muitos campos para preencher de forma manual.

No dia a dia, todas essas limitações podem gerar diversos problemas e perda de eficiência para empresas e escritórios contábeis, como:

  1. A funcionalidade de calcular impostos otimiza o tempo dos seus colaboradores e diminui a margem de erros por documento.
  2. O envio automático evita problemas de comunicação e atrasos na entrega de documentação.
  3. O sistema integrado de gestão garante que a comunicação entre todos os setores seja mais ágil e eficiente.
  4. O backup automático (em nuvem) permite que seus dados estejam sempre protegidos.

Por essas e outras razões, é que mais de 90% dos empresários preferem optar por um software pago, que ofereça essas e muitas outras funcionalidades e atendam plenamente as necessidades dos seus negócios.

Leia mais:

Como escolher o melhor emissor de NF-e

Emissor de NF-e gratuito ou pago: o que é melhor para seu negócio?

Quando o assunto é eficiência, o emissor de notas fiscais e certificados digitais da DIGISAN é sempre a melhor escolha. Com ele você tem as melhores funcionalidades disponíveis para administrar melhor seu negócio. Confira:

  • Dados armazenados digitalmente em nuvem criptografada e protegidos de criminosos digitais.
  • Suporte técnico personalizado e rápido.
  • Emissão ilimitada e mais rápida de notas fiscais.
  • Sistema online, com backup automático de todas as informações.
  • Documentos facilmente acessíveis na plataforma.
  • Preenchimento automático de notas.
  • Cálculos de impostos automatizados.
  • Banco de dados online e atualizado frequentemente, sempre em dia com as mudanças tributárias, garantindo que você não erre na hora de calcular os impostos.
  • Economia de tempo.
  • Otimização de trabalho dos seus colaboradores.
  • Design interativo e de fácil utilização.
  • Tutoriais e treinamento para a integração da plataforma.
  • Integração de sistemas contábil, financeiro e de gestão de empresas.
  • Envio de notas em XML e PDF instantâneo para seus clientes e contadores.

Viu como o software DIGISAN oferece muito mais possibilidades (e facilidades) para sua empresa ou escritório contábil? São recursos que você nunca terá em um emissor gratuito.Queremos que você comprove a eficiência do emissor da DIGISAN! Por isso, oferecemos um período gratuito, de 7 dias, para você experimentar e confirmar por si mesmo tudo o que estamos falando.

Solicite seu teste gratuito!

Você também pode gostar

Voltar ao blog