O que te diferencia do seu concorrente? Por que ele parece estar sempre à frente, enquanto você faz malabarismos para equilibrar as contas? Qual o segredo do sucesso das grandes marcas que atuam no mesmo setor que você? O benchmarking é uma ferramenta que pode te ajudar a responder essas perguntas.
A partir da análise da concorrência, o benchmarking permite que você entenda o que funciona e o que não funciona no mercado. Assim, você consegue observar as melhores práticas aplicadas por empresas que estão se destacando no seu segmento e se é possível replicar algumas delas no seu negócio.
Se você está interessado em estudar sua concorrência para aprender com ela e melhorar seus resultados, continue a leitura deste artigo e saiba como fazer um benchmarking.
Benchmarking, em uma tradução livre, significa ponto de referência e trata-se de uma pesquisa realizada por empresas do mesmo ramo de atividade para verificar como seus processos, produtos e serviços estão em relação à concorrência.
Para isso, é realizada uma coleta de dados que, depois, são interpretados para entender quais práticas da concorrência estão gerando bons resultados e como elas podem ser aplicadas dentro da sua própria empresa, com o objetivo de aprimorar processos, reduzir custos ou aumentar sua margem de lucro, por exemplo.
O benchmarking não é uma “espionagem”, por isso, as coletas de dados e comparações devem seguir alguns princípios éticos, como:
De acordo com o seu objetivo, o benchmarking pode ser realizado em diferentes formatos. Veja, a seguir, os tipos mais comuns:
Se executado de forma adequada, o benchmarking pode gerar vários insights que ajudarão sua empresa a se desenvolver. Entre os benefícios dessa estratégia, estão:
Para realizar sua análise de concorrência, é preciso seguir princípios éticos, como já explicamos acima, e seguir alguns passos que ajudam a manter a pesquisa organizada e eficiente. Veja, abaixo, um guia para começar o seu benchmarking:
O que você pretende alcançar com sua análise? O que quer aprender com os concorrentes? Tenha claro onde quer chegar para saber o que precisa analisar nas empresas que vai estudar.
Agora que você já sabe qual seu objetivo, selecione em torno de 3 empresas que podem te trazer insights relevantes para alcançá-lo.
O que você vai analisar também depende do seu objetivo e é a partir dele que você deve definir seus Indicadores-chave de Performance ou KPIs, em inglês (Key Performance Indicators. Se seu foco é melhorar sua presença em redes sociais, alguns indicadores podem ser métricas como número de seguidores, curtidas e retorno de publicações patrocinadas dos concorrentes. Já se você está interessado em uma melhor gestão financeira, pode incluir KPIs de rentabilidade e nível de endividamento, por exemplo.
Algumas informações são facilmente obtidas, pois estão disponíveis publicamente, outras precisam ser solicitadas à empresa que você está analisando. Veja, a seguir, algumas formas de obter informações para o seu benchmarking:
Depois de obter todas as informações que precisa, é hora de comparar os dados da concorrência com os da sua empresa. Para isso, o ideal é ter uma planilha com campos específicos para cada tipo de informação.
Para que a sua comparação faça sentido e seja realmente útil, você precisa entender o que ela significa. Elaborar um relatório com os pontos fortes e fracos que observou entre as concorrentes e a sua empresa e anote-os. Preste atenção especial a:
Agora que você já tem o resultado do seu benchmarking em mãos, defina os próximos passos para implementar as melhorias necessárias. Crie um plano de ação e, durante a execução, vá acompanhando o desempenho para entender se as mudanças estão gerando o resultado esperado.
Já que estamos falando de buscar melhorias que com que é referência no mercado, nada melhor que trazer exemplos de benchmarking que deram muito certo para você se inspirar. Acompanhe abaixo:
Se você acha que o maior concorrente da Coca é a Pepsi, está enganado. Também não é qualquer outra empresa de refrigerantes. Em seu benchmarking, a Coca-Cola descobriu que estava perdendo espaço no mercado para concorrentes indiretos, como café e picolés. Isso demonstra como é importante estar atento a empresas fora do seu segmento para não deixar que levem seus clientes embora.
A partir de um benchmarking internacional, a Gol implantou o modelo de gestão “low cost”, oferecendo passagens com valores mais baixos que as dos concorrentes. Para isso, a empresa reduziu benefícios como alimentação gratuita e passou a cobrar pela escolha de poltronas, possibilitando jogar os preços para baixo..
A Xerox começou a utilizar benchmarking na década de 1970 e é pioneira nessa estratégia. Para entender como as empresas Canon e Nashua podiam vender equipamentos com valores mais baixos que os seus, a Xerox comprava equipamentos dessas concorrentes e os desmontava para analisar seus materiais e estrutura.
Neste artigo, você viu como fazer benchmarking e utilizar essa ferramenta para analisar seus concorrentes e implantar melhorias em seu negócio. O processo pode parecer trabalhoso, mas traz uma série de vantagens que contribuem com o crescimento de sua empresa.
Ter uma gestão organizada e manter em ordem documentos, comprovantes de pagamentos e notas fiscais, por exemplo, contribui com o seu benchmarking, pois facilita a comparação dos dados da sua empresa com os da concorrência analisada.
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