Para começar a responder essas questões, é preciso estar atento às despesas envolvidas na produção de uma mercadoria ou serviço. A recomendação de especialistas é que a soma dos custos não ultrapasse 30% do faturamento total da empresa. Mas como saber se você está dentro dessa meta? Para isso, é preciso conhecer todos os seus custos, o que vai lhe ajudar a traçar um cenário financeiramente saudável para sua empresa.
Neste artigo, vamos explicar a diferença entre custos fixos, variáveis e híbridos, além de apontar a importância de conhecer esses valores para aprimorar sua visão gerencial. Acompanhe o texto para saber como calcular seus custos e, claro, ter insights para otimizar recursos.
O custo fixo é aquele que não aumenta ou diminui em relação à produção, ou seja, não varia de acordo com o que a empresa produz. Nessa lista, estão despesas, como: aluguéis, salários de colaboradores fundamentais, contador, sistema de nota fiscal eletrônica (NF-e), encargos sociais, vale-transporte e vale-alimentação, dentre outros.
É importante entender que, apesar de não variar em relação ao faturamento, o custo fixo pode variar por outros fatores. No caso de um imóvel alugado ou sistema de NF-e, por exemplo, se as opções atuais não atendem às suas necessidades, você pode substituí-los por alternativas mais adequadas, o que faz variar o valor desses custos.
O custo variável, ao contrário do fixo, tem relação direta com a produção e oscila de acordo com o faturamento. É o caso de custos com matéria-prima, investimento em marketing, pagamento de comissões, fretes, fornecedores, mão de obra e horas extras, por exemplo.
Além dos fixos e variáveis, sua empresa também pode ter custos híbridos, como despesas com água e energia elétrica, caracterizados por ter um valor mínimo que sempre será cobrado, mas que varia de acordo com o processo de produção. Nesse caso, quanto maior o seu tempo de produção, maiores serão os custos.
Uma vez ciente dessas três possíveis classificações, basta listar todos os itens (certifique-se de não esquecer de qualquer custo) e somar todos dentro de um período determinado (em geral, no mês).
Informação importante: ignore o que for considerado gasto. Ou seja, a gestão de despesas com itens supérfluos deve ser feita à parte, considerando não se enquadrar em um tipo de investimento para a atividade do negócio. Nesse momento, o foco está em prover insights para a relação de retorno sobre investimento aplicado na empresa.
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Conhecer e calcular seus custos pode contribuir para uma série de decisões importantes na gestão do seu negócio. Entre elas, estão a definição de preço do seu produto, a elaboração de planos estratégicos e a possibilidade de projetar lucros maiores no mercado. Veja, a seguir, como o cálculo de custos fixos e variáveis pode lhe ajudar:
Margem de lucro: para definir seu percentual de lucro, é preciso focar em fatores que podem ser controladas pela sua empresa, como custos fixos e variáveis.
Agora que você já sabe o que são custos fixos e variáveis e como eles são importantes para uma boa gestão, resta entender como utilizá-los para definir o preço de seu produto e, consequentemente, sua margem de lucro. Para isso, vamos usar o exemplo de uma empresa que fabrica vassouras. Acompanhe o cálculo:
Para começar, calcule seu custo fixo somando todas as despesas dessa categoria, como aluguel, folha de pagamento, licenças de softwares, encargos, etc. Vamos imaginar que o total foi de R$ 25.000,00. Agora, faça o mesmo com os variáveis, incluindo fornecedores, impostos, comissões, entre outras despesas desse grupo. Nessa categoria, vamos supor que o valor foi de R$ 13.000,00. Para chegar ao custo total, some fixos e variáveis: R$ 38.000,00. Pronto! Anote esse valor.
Vamos para a segunda parte do cálculo: verifique a quantidade total da produção no período (mês, ano). Voltando ao nosso exemplo, vamos considerar que foram fabricadas 5.000 vassouras.
Por fim, divida o custo total pela quantidade produzida (38.000 / 5.000). Com isso, descobrimos que o custo para produzir cada vassoura é de R$ 7,60.
Agora, está bem mais fácil decidir qual será o preço dos seus produtos no mercado para chegar à margem de lucro que você espera, certo?
Apesar de o cálculo acima ser considerado simples, há muitas outras demandas em uma empresa que precisam de tempo e atenção. Portanto, uma solução interessante é a automatização de alguns processos, incluindo a gestão de notas fiscais. Além de ajudar a manter sob controle seus custos, esses gerenciadores auxiliam em rotinas de fechamento contábil e fiscalização fiscal.
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