Não é segredo que uma das maiores preocupações de todo empresário é estar sempre captando novos clientes e fidelizando os que já tem.
Apesar de cuidar de outras empresas, um escritório contábil também não deixa de ser uma e, como tal, também deve se preocupar com isso. Captar e fidelizar clientes na contabilidade é tão crucial para o sucesso do negócio quanto em qualquer outro segmento.
Caso você esteja iniciando sua trajetória como empresário contábil ou mesmo se você já tem mais tempo de estrada, mas está sentindo que sua carteira de clientes não vem crescendo como o desejado, este artigo pode te trazer insights importantes.
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Quem disse que pra ser efetivo precisa ser complicado? A implantação de algumas estratégias simples pode ajudar muito na captação e no faturamento do seu escritório contábil.
Confira abaixo as 10 dicas que separamos para ajudar seu negócio a crescer.
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Esta dica pode até parecer um pouco óbvia num primeiro olhar, mas se você parar para refletir sobre isso, vai perceber que é mais importante do que você imagina.
Conhecer o seu negócio é mais do que apenas saber o que você oferece aos clientes. Significa, sim, saber analisar as condições do seu escritório, da sua equipe, os recursos disponíveis, do mercado em que você está inserido, dos serviços que você oferece e, claro, seus concorrentes. Afinal, você não está navegando sozinho nesse mar azul.
Todos esses elementos podem ser avaliados através de uma metodologia muito simples, mas muito poderosa, chamada análise SWOT.
O termo SWOT, traduzido do inglês, é a abreviação para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Trata-se de uma forma de olhar para o cenário interno e externo do seu negócio, de forma criar estratégias e se posicionar adequadamente frente aos desafios.
Agora que você já analisou seu negócio e seus concorrentes, o próximo passo é definir qual o objetivo que você busca atingir. Novamente, isso pode parecer óbvio muitas vezes, afinal todo empresário deseja ter muito sucesso e muitos clientes, certo?
Mas o objetivo aqui é tirar esses objetivos do mundo dos desejos e trazê-los para o mundo das metas. Entre outros benefícios, isso torna possível a você e sua equipe monitorar como as coisas estão evoluindo e fazer os ajustes necessários, caso não estejam como o esperado.
Por exemplo: em vez de estabelecer objetivos como "aumentar o número de clientes neste semestre", prefira estabelecer metas claras, como "aumentar em 15% o número de clientes nos próximos 6 meses". Isso te permite criar pontos de checagem ou avaliação durante o processo e acompanhar sua evolução rumo a essa meta.
Lembre-se sempre que a definição de metas deve estar de acordo com as condições e capacidades atuais da sua equipe. Por isso é tão importante conhecer bem o seu negócio, como vimos na dica número 1.
Apesar de ser um negócio tradicional, um escritório contábil não precisa ficar parado no tempo. O mundo digital tem trazido cada vez mais possibilidades para todo tipo de negócio, inclusive os negócios contábeis.
Para se ter sucesso no mercado atual, não basta apenas ter presença física. Os meios digitais estão cada vez mais envolvidos na rotina da empresa e na maneira como ela pode se comunicar com seus consumidores.
Isso é muito bom porque possibilita um canal direto de comunicação com seu público-alvo e uma possibilidade muito preciosa de criar laços duradouros com eles. Aqui estamos falando não só de captar, mas também de fidelizar.
Mas, apesar de ter muitas coisas boas para oferecer, o marketing digital precisa ser feito com profissionalismo e constância.
Investir em marketing digital, seja em uma equipe interna ou contratando uma agência, pode permitir que seu negócio seja visto por muito mais gente e que você possa se comunicar com novos públicos que jamais você conseguiria apenas no mundo físico.
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Modernizar não significa abandonar tudo o que era feito antes. É, em parte mudar, mas também aprimorar e agregar. Por isso, pode ser um grande erro deixar o marketing tradicional completamente de fora dos seus planejamentos.
Para captar clientes é importante que você esteja onde seu cliente ideal está. E isso é ainda mais eficiente se puder ser feito tanto offline quanto online.
Na prática, significa estar presente em convenções de negócios e eventos empresariais na sua cidade. Também pode significar promover palestras e cursos, de acordo com as capacidades da sua empresa. Até mesmo pode valer a pena investir em materiais impressos para distribuir nesses eventos.
Tudo isso mostra que o seu negócio é acessível e que estará lá pelo cliente, onde quer que ele prefira procurar por soluções.
Tão importante quanto conhecer sua empresa é conhecer seu cliente. Afinal de contas, não dá para criar interesse em alguém por algo se você não sabe o que essa pessoa precisa. Por isso, é muito importante se inteirar do conceito de personas, tão comum no marketing digital.
Bem, mas no que exatamente isso pode te ajudar? Atualmente, o modelo de relacionamento empresa-cliente é pautado em uma relação bem mais próxima, como você vai ler a seguir. Por isso, as expectativas desse cliente são maiores.
Para cativá-lo, você deve saber exatamente quais são as suas dores, o que ele procura e precisa. E, assim, trabalhar para fornecer respostas e soluções.
Agora que já falamos de Persona, dores e necessidades do consumidor, precisamos falar sobre o mercado.
Não é segredo que a concorrência é muito grande no mercado atual para qualquer área que você deseje ingressar. Na contabilidade não é diferente. Sempre vão existir outros escritórios e outras empresas que fazem o mesmo que você. Por isso, você precisa identificar o que faz o seu negócio ser diferente dos demais.
Pode ser o atendimento personalizado, uma facilidade a mais que você ofereça, um serviço integrado e assim por diante.
O importante é definir exatamente o que te faz único no mercado. Só fique atento a promover virtudes e vantagens reais e de forma ética. E esteja sempre de acordo com o código de ética do contador.
Você, melhor que ninguém, sabe que existem muitos escritórios contábeis e que a concorrência entre eles é grande. Uma estratégia que pode te ajudar a se destacar e encontrar seu diferencial é pensar em uma segmentação do mercado da sua empresa.
Com isso, você restringe seu público a um segmento mais específico e pode fornecer um atendimento ainda mais especializado. Escritórios de contabilidade podem se especializar em atender advogados, pequenas empresas, grandes empresas, médicos, e assim por diante. As possibilidades são infinitas!
As pessoas tendem a confiar mais (e a pagar mais) em negócios mais especializados e que oferecem serviços mais específicos para suas necessidades, por que estes negócios geralmente são mais capazes de compreender melhor a sua realidade. Tudo isso pode se tornar um forte diferencial para seu negócio.
No entanto, toda ideia precisa ser baseada em um bom planejamento, que tenha a ver com você e sua empresa. Por isso, antes de optar por uma segmentação, pesquise o mercado e como qualificar sua equipe para atender esse novo cliente mais específico que vai começar a surgir na sua empresa.
Infelizmente, a visão que muitas pessoas têm sobre escritórios contábeis é de que são "um mal necessário". E que fazem o trabalho chato que a própria empresa não pode ou não quer fazer.
Por essa razão, muitas vezes existe um distanciamento muito grande entre o cliente e o contador.
Ao dedicar um tempo para explicar e instruir seu cliente, compreendendo suas dificuldades e os desafios do seu negócio, seu escritório pode estabelecer uma convivência instrutiva, integradora e longe de ser chata.
Assim, você cria a possibilidade de trabalhar em conjunto com o seu cliente e construir relações duradouras, que é a tão sonhada fidelização. Todo mundo prefere falar com alguém que o entende e em quem confia, não é mesmo? Possibilite isso aos seus clientes e aumente a vontade que eles têm de fazer negócios com você.
Não adianta nada conquistar novos clientes se os seus clientes antigos têm uma altíssima taxa de evasão. Seus clientes antigos devem ser vistos como seus aliados e podem te ajudar muito a crescer o seu negócio.
Um exemplo disso são as indicações. Quando você está interessado em contratar um serviço, você também costuma buscar a opinião de outras pessoas que já experimentaram.
Uma boa indicação traz um cliente já praticamente convertido para sua empresa. Por isso, se for possível realizar campanhas de descontos, disponibilizar materiais promocionais, palestras e conteúdos relevantes para agradecer a ajuda dos seus antigos clientes, você garante a indicação e não deixa os seus antigos clientes sem a merecida retribuição pela lealdade.
Outra maneira de cuidar bem de seus antigos clientes é valorizando o que eles têm a dizer. Ninguém sabe melhor da verdadeira eficácia do seu serviço do que a pessoa que está utilizando.
Abrir um canal de comunicação para que os clientes expressem suas opiniões, dêem sugestões e façam reclamações pode ajudar sua empresa a considerar mudanças em áreas específicas, visando melhorar a experiência do usuário.
Aprender com os erros, reafirmar e melhorar os acertos, é a frase-chave para essa dica. Após a implantação de qualquer nova estratégia no seu escritório, é muito importante que os resultados sejam monitorados e avaliados. Só assim você vai ter certeza se o tempo e o dinheiro investidos valeram a pena.
Use esse momento para definir outros objetivos e continuar o trabalho duro, mudar e melhorar estratégias. Lembre-se que a sua empresa sempre está crescendo e que erros ao longo do caminho são normais, mas que você não precisa permanecer limitado por eles.
Utilizar bem o seu tempo e o da sua equipe pode ser a diferença entre entregar um serviço fantástico e um serviço mediano. Por isso, é essencial investir na organização de rotinas e equipes.
Isso quer dizer criação de agendas e calendários, o que se tornou bem mais fácil hoje em dia com a disponibilização de aplicativos que podem ser facilmente baixados na internet como o Monday, Trello e Asana.
Mantendo seus colaboradores cientes de tudo que eles precisam fazer, quando precisam entregar e para quem pode prevenir muitas dores de cabeça e te permitir dedicar mais tempo ao atendimento dos clientes.
Uma outra maneira muito eficiente de utilizar bem seu tempo é usar a tecnologia a seu favor, automatizando serviços. Quer um exemplo prático de como fazer isso? Veja no próximo tópico.
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Como aumentar a produtividade em escritórios de contabilidade?
Quem trabalha com contabilidade sabe que o trabalho não é pouco e, por ser uma das chaves da saúde financeira de todas empresas, também não permite erros.
Contadores lidam diariamente com impostos, tributos e uma legislação que muda todos os dias. Esses profissionais são os principais responsáveis pelos tão importantes fechamentos contábeis. Às vezes, a falta de uma única nota fiscal pode acarretar em problemas maiores, como multas salgadas para pagar.
Para ajudar a sua empresa a evitar esses possíveis percalços, a DIGISAN oferece um serviço de emissão digital de notas fiscais e certificados ilimitado, rápido e seguro.
Aqui você conta com um banco de dados criptografados, que reúne todas as informações mais importantes sobre sua empresa, permitindo o preenchimento automático de notas e o envio direto para o cliente ou membros do escritório.
Nosso software ainda armazena especificações dos principais impostos e tributos (Cofins, PIS, ICMS) e calcula o valor exato a ser pago, possibilitando o envio automático para o contador, em questão de minutos.
Por tudo isso, a automação de serviços pode ser um investimento transformador dentro do seu escritório contábil.
A gente espera que este artigo tenha te trazido insights de como captar e fidelizar clientes na contabilidade de uma forma mais fácil e produzida para seu negócio.
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