Nota fiscal

Como emitir nota fiscal de vendas automaticamente no Mercado Pago

Se você vende pelo Mercado Livre, conta com uma carteira digital para organizar suas finanças e transações. Veja como emitir notas fiscais pelo Mercado Pago.

Vender pelo Mercado Livre e utilizar o Mercado Pago para gerenciar suas finanças é uma prática cada vez mais comum entre os empreendedores.

No entanto, muitos vendedores ainda têm dúvidas sobre como emitir notas fiscais de forma correta e eficiente nessa plataforma.

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo como emitir suas notas fiscais, quais os requisitos necessários e como automatizar esse processo com o sistema da DIGISAN para ganhar mais tempo e praticidade.

Quem precisa emitir nota fiscal no Mercado Pago?

A obrigatoriedade da emissão de nota fiscal no Mercado Pago depende do seu tipo de negócio e do valor das suas vendas.

Em geral, lojas do Mercado Livre com CNPJ ativo e que se enquadram nos regimes Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional precisam emitir notas fiscais.

Para Microempreendedores Individuais (MEIs), a emissão de nota fiscal é obrigatória apenas em negociações com outras pessoas jurídicas. Já nas vendas para pessoas físicas, a obrigação depende do valor total anual das suas vendas:

  • Transações até R$ 12 mil: é possível vender como pessoa física, sem a emissão de nota fiscal.
  • Transações acima de R$ 12 mil: é obrigatório ter um CNPJ e emitir NF-e.

Quais os requisitos para emitir NF-e no Mercado Pago?

Para emitir notas fiscais pelo Mercado Pago, é preciso atender a alguns critérios específicos. Veja abaixo.

  • CNPJ ativo: o CNPJ precisa estar regularizado na Secretaria da Fazenda do seu estado.
  • Cadastro atualizado: as informações do seu cadastro no Mercado Livre devem estar atualizadas e consistentes com os dados da Secretaria da Fazenda.
  • Certificado Digital A1: ter o documento eletrônico que garante a segurança das suas transações online.
  • Regime tributário: estar enquadrado no Simples Nacional ou Regime Normal.

Como emitir nota fiscal no Mercado Pago com a DIGISAN?

A DIGISAN permite automatizar a emissão de notas fiscais no Mercado Pago. Assista a este vídeo sobre como integrar as duas plataformas ou, se preferir, leia o texto logo abaixo:

Configure o sistema da DIGISAN

  1. Acesse o sistema

Acesse sua conta do emissor de notas. Caso ainda não tenha, cadastre-se gratuitamente no sistema da DIGISAN, clicando aqui.

  1. Clique em Integrações
  1. Localize o Mercado Pago e clique em Configurar
  1. Copie o link

Nas informações referentes à configuração com a Mercado Pago, clique uma vez sobre o link apresentado para copiá-lo. Em seguida, vá para o Mercado Pago para configurar a integração.

Configure a Integração no Mercado Pago

  1. Acesse o Mercado Pago Developers

Acesse o link do Mercado Pago Developers clicando aqui e clique no menu Suas integrações.

  1. Clique na sua aplicação para selecioná-la
  1. Clique na opção Webhooks

Clique em Webhooks e preencha as informações da sua integração. No campo URL, cole o link que copiou do sistema da DIGISAN. Em Eventos, selecione a opção Pagamentos. Insira a assinatura e clique em Salvar configurações.

Assim, sua integração com o Mercado Pago estará configurada na DIGISAN e suas notas passarão a ser emitidas automaticamente a cada venda. Caso queira baixar os arquivos XML das suas notas, eles estarão disponíveis no seu painel.

Emita notas fiscais no Mercado Pago sem complicação

Emitir notas fiscais no Mercado Pago pode ser mais simples e eficiente. Utilizando um sistema emissor como o da DIGISAN, você automatiza essa tarefa, assegurando a conformidade com a legislação e ganhando mais tempo para focar no seu negócio.

Experimente todos os benefícios por 7 dias sem pagar nada. Solicite um teste grátis da DIGISAN.

Você também pode gostar

Voltar ao blog