Imagine se sua empresa crescesse 10 vezes em um ano. Você teria recursos, profissionais e estrutura para acompanhar esse crescimento sem precisar aumentar os custos e mantendo a qualidade dos serviços? Essa é a pergunta que precisa ser respondida se você quer saber como escalar o seu negócio.
O termo “escalabilidade” vem sendo usado já há algum tempo e significa a capacidade de aumentar seus ganhos sem elevar seus gastos - ou até mesmo reduzindo-os. Trata-se do sonho de consumo de qualquer empreendedor, mas, embora o conceito seja simples, colocá-lo em prática exige muito planejamento e estratégia.
Se você tem uma pequena empresa e quer começar a trilhar o caminho para o sucesso, precisa incluir a palavra escalabilidade no seu dicionário agora mesmo. Veja, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e facilitar o desenvolvimento da sua empresa.
Escalabilidade, de acordo com o dicionário, é a capacidade de um sistema de aumentar seu desempenho de maneira exponencial, a partir de recursos que são acrescentados a esse sistema.
Na prática, significa ser capaz de suportar o aumento de demandas, criando um volume de trabalho crescente e constante, sem que precise se investir mais dinheiro nesse processo ou mesmo reduzindo os custos da empresa.
Para que um empreendimento seja escalável, ele deve ser:
Agora que você já entendeu o conceito de escalabilidade, chegou a hora de botar a mão na massa e colocar em prática algumas estratégias que podem te ajudar a empreender com sucesso. Veja, abaixo, algumas dicas:
Tentar escalar agindo no impulso ou improvisando não vai funcionar. A combinação certeira para que seus negócios prosperem é planejamento, criatividade e ação.
Então, organize as ideias e prepare um planejamento que inclua dados como o orçamento e a mão de obra disponíveis, um perfil da sua clientela e o que ela espera de você. Sem saber para quem você está vendendo, não há como definir quais são as necessidades.
Quando você não sabe onde quer chegar, não há como se preparar. Por isso, é importante ter metas claras e bem definidas que te orientem no caminho.
Não esqueça que essas metas devem ser realistas, palpáveis e possíveis de mensurar, para que você consiga determinar se sua empresa está crescendo. Também é importante relacionar as metas a prazos para atingi-las, por exemplo, aumentar as vendas em 10% nos próximos 3 meses ou reduzir os custos de produção em 5% até o fim do 2º trimestre.
Analise seus concorrentes e entenda o que pode oferecer de diferente que te destaque para o público. Especializar-se em algum nicho, investir em um ambiente diferenciado, oferecer alguma experiência são formas de inovar e atrair a atenção, captar novos clientes e fidelizar os antigos.
Claro, você vai precisar divulgar esses diferenciais para que as pessoas te reconheçam por eles e aumente a procura por seus produtos e serviços.
Construir uma rede sólida de relacionamentos pode abrir muitas portas e gerar oportunidades de crescimento. Por isso, esteja atento a como as pessoas com as quais se relaciona podem se tornar parceiras do seu negócio.
Desenvolver projetos conjuntos, contratar serviços, terceirizar mão de obra para algum trabalho específico e criar vínculos pode contribuir para o crescimento da sua empresa tanto em curto prazo quanto para projetos maiores de longo prazo.
Ter uma rotina de trabalho com processos bem definidos resulta em mais agilidade e menos espaço para erros, aumentando a produtividade. Por isso, é importante que você desenvolva um sistema de trabalho que possa ser facilmente assimilado por sua equipe.
Identifique padrões de comportamentos, problemas que mais se repetem, tarefas que tomam mais tempo de seus colaboradores e foque em operações que simplifiquem o que precisa ser feito.
Ficar parado enquanto o mercado muda e seus concorrentes se renovam é a pior decisão para quem quer escalar. É preciso manter-se informado e atualizado sobre o mercado e, em especial, sobre o seu segmento de atuação.
Analise, mensure e, se for preciso, corrija procedimentos e ações que não trazem mais um resultado tão bom quanto antes. Mantenha-se em constante aprendizado e melhoria.
De nada adianta ter o melhor produto, preços competitivos e um ambiente agradável para os clientes se você não divulgar essas informações. Por isso, depois de colocar a casa em ordem, não deixe de contar ao mundo o quanto a sua empresa é diferenciada.
Identifique qual o melhor canal para se comunicar com o público que você quer atingir e invista em ações estratégicas, seja postagens em um perfil bem trabalhado nas redes sociais, seja por meio de publicidade paga. E não esqueça do bom e velho boca a boca: oferecendo um serviço de qualidade, os próprios clientes se tornam divulgadores da sua empresa.
Lembre-se que o conceito de escalabilidade envolve otimizar processos para gerar mais resultado com menos esforço, então, é impossível escalar sem apoio da tecnologia.
Algumas ações rotineiras da empresa podem ser mais facilmente realizadas por uma ferramenta automatizada do que por um colaborador. Com um software especializado, você gasta menos tempo para terminar a tarefa e ainda reduz as chances de retrabalho por falha humana.
Esse é o caso de um sistema de gestão de notas fiscais. Com um bom emissor de NF-e, você automatiza operações como cálculo de impostos, emissões de notas fiscais, geração de arquivos XML e HTML, envios aos clientes e ao seu contador e arquivamento eletrônico dos documentos. Enquanto o software trabalha para você, você pode investir seu tempo em novas estratégias para escalar a sua empresa.
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