Um contrato de prestação de serviços é o documento que oficializa e serve de garantia para o registro de uma parceria entre contratante e contratado.
Seu rigor ou nível de especificidade depende das características do serviço em questão, das expectativas do contratante e contratado nessa relação e dos potenciais riscos relacionados à parceria.
Em geral, o contrato é útil para a prestação de serviços planejados ou contínuos, onde as responsabilidades de entrega do contratante possuem prazo previsto.
Se a sua empresa se encaixa no perfil para elaboração de contratos, continue a leitura e saiba como prosseguir.
Você também pode se interessar:
Prestação de serviços: um guia para começar
As principais informações que devem constar em qualquer tipo de contrato são:
Possível aplicação:
“Pelo presente instrumento particular, as seguintes partes,
[nome + CPF/CNPF], pessoa física/jurídica com endereço residencial/comercial em [endereço], doravante denominada "PRESTADORA DE SERVIÇOS"
[nome + CPF/CNPF], pessoa física/jurídica com endereço residencial/comercial em [endereço], doravante denominada, doravante denominada "CONTRATANTE".
Possível aplicação:
(i) a PRESTADORA DE SERVIÇOS se compromete a produzir/entregar [listagem geral do que inclui os entregáveis do serviço], pelos meios [modo como o serviço será realizado], a fim de atender aos objetivos do CONTRATANTE em relação a [objetivo do cliente].
(ii) Dentre as responsabilidades do CONTRATANTE, prevê-se [listagem de responsabilidades do cliente]. De outro modo, a PRESTADORA DE SERVIÇOS ficará limitada no desempenho e na finalização do serviço contratado.
Possível aplicação:
Para a execução do serviço em sua total eficácia, constam as seguintes etapas de produção: [listagem detalhada de tudo que inclui o serviço], a partir de [listagem de sistemas, produtos, ou outros meios de produção negociados na contratação].
Possível aplicação:
RESOLVEM, portanto, de mútuo e comum acordo, firmar o presente Termo de Contratação, nos seguintes termos e condições:
Cláusula 1ª - As Partes reconhecem e declaram expressamente que estão de acordo com os SERVIÇOS a serem prestados no período de [data de início e fim], de modo que todas as obrigações e deveres foram devidamente alinhados para cumprimento do escopo, assim como o investimento total de [valor do investimento em numeral e escrito] foi acordado e deverá ser honrado em [data combinada], mediante emissão de NFS-e por parte da PRESTADORA DE SERVIÇOS.
Tem dúvidas sobre o processo de envio de NF-e aos clientes? Confira estes artigos:
Como contratar emissor de nota fiscal?
Possível aplicação:
Cláusula 2ª - Em caso de desejo de cancelamento durante o período de contrato vigente, por parte do CONTRATANTE, [detalhar conduta/acordos/multas previstas]. Em caso de desejo de cancelamento durante o período de contrato vigente, por parte da PRESTADORA DE SERVIÇOS, [detalhar conduta/acordos/multas previstas].
Possível aplicação:
As duas partes manifestam o prévio interesse em prolongar a parceria nos meses/anos subsequentes ao deste contrato, colocando-se na expectativa de uma renovação contratual com as devidas adequações em relação aos valores aplicados, serviços a serem somados e adaptados; observando sempre o que é aplicado no mercado e o aumento da inflação vigente.
Dois exemplos gerais em que um contrato é fundamental para oficializar uma parceria são:
Então, se você possui um escritório de contabilidade, por exemplo, certamente terá que elaborar um contrato para estabelecer um vínculo empregatício com seus funcionários, tal como terá que elaborar um contrato para assegurar seus clientes quanto ao serviço a ser prestado; geralmente de forma recorrente.
Na área de profissionais autônomos ou liberais, podemos citar inúmeras carreiras em que um contrato é muito bem visto, transmitindo profissionalismo por parte do profissional contratado. Dentre os profissionais beneficiados, estão: advogados, contadores, consultores, fotógrafos, arquitetos, designers de interiores, corretores de imóveis, marceneiros, profissionais de marketing, vendedores, técnicos em informática, artistas, e outros.
Especialmente para serviços online, cuja negociação também é realizada de forma remota, costuma ser dificultoso demais lidar com contratos impressos. Nesses casos, uma recomendação é aderir aos contratos digitais, por meio de plataformas disponíveis no mercado. Basta pesquisar por “contrato digital” no Google para consultar opções.
Para assinar esses documentos, as próprias plataformas costumam oferecer opções para incluir sua assinatura escrita à mão ou para incorporar uma de suas fontes disponíveis. A validade dessa assinatura, assim como de todo documento digital, fica por conta da LEI Nº 14.063 e de toda segurança tecnológica atrelada. Diferentemente de uma assinatura manuscrita em papel, por exemplo, que pode ser facilmente plagiada, uma assinatura eletrônica já possui informações invisíveis de proteção, incluindo e-mail do signatário vinculado, data, local e horário precisos da assinatura, bem como dados da máquina (computador) em que foi assinado.
E, além desses meios possíveis, sua empresa deve possuir um certificado digital, documento obrigatório para emissão de notas fiscais eletrônicas, e que também poderá garantir a validade de todos os seus documentos digitais.
Nós somos a DIGISAN, o sistema de emissão de certificado digital e NF-e mais simplificado do mercado. Se você possui uma empresa localizada no DF, nosso objetivo é te ajudar a agilizar o dia a dia da sua empresa, reduzindo tempo com burocracias e te permitindo focar no que for mais importante para o crescimento do seu negócio.
Caso queira conhecer nosso sistema, inicie o seu teste gratuito e comece a emitir suas NF-e conosco hoje mesmo.