Gestão de negócios

Empreendedorismo na prática: entenda como empreender com sucesso!

Empreendedorismo na prática: Confira dicas preciosas para empreender com sucesso, menos risco e mais lucratividade. Veja tudo neste artigo!

Organização, planejamento e tecnologia: você sabia que essa é a tríade de sucesso para o empreendedorismo na prática? Se não sabia, vamos contar para você um pouco mais sobre cada um desses pontos ao longo do artigo. Assim, você poderá tirar o seu plano de negócios do papel sem medo. Acompanhe! 

Empreendedorismo na prática: qual é o cenário atual? 

Apenas em 2021, foram abertas cerca de 4 milhões de novas empresas no Brasil. É um número expressivo, 19% maior do que foi registrado em 2020.  A grande tendência que impera desde 2020 são as vendas online. Isso não é sem razão: as pessoas alteraram muito seus hábitos de consumo nos últimos tempos, possibilitando a criação de negócios caseiros e mais simples, sem a necessidade de uma localização física, por exemplo. Ainda assim, é uma estatística que precisa ser avaliada com cuidado, já que, desse montante, 1,4 milhão de empresas já fecharam as portas, muitas com menos de um ano de funcionamento.  Mas o que isso quer dizer na prática para você empreendedor? Quer dizer que todas as dicas que apresentaremos no tópico seguinte deverão ser seguidas com o máximo de atenção.  Lembre-se: quanto maior a crise, maior deve ser a organização do seu empreendedorismo na prática para que seja bem-sucedido! 

Empreendedorismo na prática: 7 dicas essenciais!

Confira abaixo as principais dicas de como aplicar o bom empreendedorismo na prática!

1. Conheça o mercado

Para que o seu empreendimento seja bem-sucedido, ele precisa satisfazer as necessidades do mercado. Afinal, para que as pessoas e empresas comprem seus produtos, eles precisam solucionar um problema ou concretizar uma expectativa.  Esse ponto é importante especialmente em momentos de crise: com pouco dinheiro para gastar, as pessoas estão cada vez mais seletivas sobre o que irão consumir. Assim, uma maneira de saber se o seu negócio dos sonhos é viável, é por meio da pesquisa de público.  Ferramentas parcialmente gratuitas do Google, como Google Ads e Google Trends, podem auxiliar você a entender quem são as pessoas que vivem no local onde você pretende abrir o seu negócio e se existe um mercado para aquele produto.  Também vale pesquisar seus concorrentes diretos e avaliar o que eles estão fazendo: o negócio anda bem? Muitas empresas foram abertas neste segmento? Nesse sentido, as redes sociais podem ser grandes aliadas.

2. Tenha um bom planejamento financeiro 

No mundo do empreendedorismo, tudo se inicia com um sonho, mas só pode se concretizar com recursos e capital. Por isso, é importante manter os pés no chão e fazer um bom planejamento financeiro.  No seu planejamento financeiro, você deverá listar o investimento inicial e também todas as despesas, no curto, médio e longo prazos. Um tipo de informação que precisa entrar nesse planejamento, é quanto você precisará gastar para formalizar sua empresa. Caso você não saiba, esse custo no Brasil varia de 500 a 1500 reais. Além disso, gastos de consumo (luz, internet), aluguel e quitação de obrigações tributárias também devem estar contempladas. Por fim, é importante também ter uma estimativa de lucros para balancear a operação. 

👉 Saiba mais:

Quais são os custos da criação de uma empresa?

3. Contrate de um contador desde o início

Se o tópico anterior deixou você um pouco preocupado, saiba que isso não precisa ser complicado. É para isso que existe o contador, um grande aliado de todo empreendimento. Esse profissional poderá auxiliar nas operações burocráticas (inclusive no processo de abertura da sua empresa) e aconselhar você em decisões muito importantes, como a seleção do melhor regime tributário para o seu negócio.   Além disso, a não ser que você seja MEI, deverá contratar esses serviços mais cedo ou mais tarde, de acordo com o Código Civil Brasileiro. 

👉 Saiba mais:

Toda empresa é obrigada a ter contador?

4. Escolha o regime tributário mais adequado para a sua empresa

A definição do regime tributário da sua empresa irá influenciar em todas as cobranças periódicas de tributos, desde o momento da sua criação. Como essa decisão geralmente é tomada com base em uma estimativa de rendimento, salientamos ainda mais a importância de um contador para auxiliar nesse passo.  De modo geral, se você tem uma empresa pequena, poderá escolher entre 3 diferentes regimes de tributação. De todos eles, o mais descomplicado é o Simples Nacional, concentrando todas as cobranças em uma única guia; além de ter outros benefícios. 

👉 Saiba mais:

Qual é o melhor regime de tributação para o meu negócio?

5. Registre sua marca 

Apesar do Contrato Social ser a certidão de nascimento da sua empresa, a marca é a maneira como seus clientes reconhecerão e identificarão você. Por isso, é preciso garantir que esteja devidamente registrada.  Além disso, você também garante problemas jurídicos ao realizar o processo junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), já que o processo inclui a consulta de nomes já registrados. Dessa forma, não há risco de utilizar um nome já registrado por outra empresa. 

6. Invista em marketing digital 

Uma pesquisa realizada em 2021 revelou que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo. Esses dados são importantes para compreender onde você poderá encontrar e atingir seus clientes ideias.  Afinal, a relação entre empresas e clientes se tornou muito mais próxima na Era Digital, o que pode ser uma faca de dois gumes. Isso permite que você conheça os desejos e insatisfações do seu público com maior precisão, mas também exige que você tenha mais presença online.  Isso quer dizer que não basta apenas ter uma conta no Instagram e postar fotos de seus produtos. É importante manter diálogo com seu público, não somente tentando vender, mas conhecê-los. Ao investir em marketing digital, você se torna mais presente na vida do seu cliente, encontrando-o exatamente onde ele se encontra: e é desta “conveniência calculada” que muitos novos clientes surgem. 

7. Use a tecnologia ao seu favor 

A Era Digital não criou apenas facilidades para os seus clientes: criou também para o seu negócio. De fato, hoje existem muitas ferramentas e softwares que podem tornar as rotinas das empresas mais rápidas, seguras e eficientes.  Um exemplo disso está no emissor especializado de notas fiscais. Esse software permite que todos os seus documentos fiscais sejam armazenados de forma online, mantendo-se a salvo da ação do tempo e de criminosos virtuais.  O emissor especializado também permite a emissão de notas fiscais eletrônicas muito mais rápido, além de se integrar a outros softwares de contabilidade e gestão. Também realiza os cálculos automaticamente, economizando tempo nas suas rotinas. 

👉 Saiba mais:

10 vantagens da DIGISAN para emissão de NF-e 

Vai empreender? Conte com a DIGISAN!

Se você ficou interessado na praticidade de garantir um emissor de notas fiscais eletrônicas especializado, então a DIGISAN pode ajudá-lo com um serviço mais rápido, seguro e 100% confiável!  E não se preocupe: para que você tenha certeza da sua satisfação, oferecemos um período grátis de teste de 7 dias! 

QUERO CONHECER O EMISSOR DE NOTAS FISCAIS DA DIGISAN!

Além de proporcionar um eficiente serviço de emissão de notas fiscais eletrônicas e certificados digitais, a DIGISAN também pode ajudar você com mais dicas sobre empreendedorismo. Confira abaixo conteúdos que também podem interessá-lo:

Você também pode gostar

Voltar ao blog