A Shopify é uma plataforma de comércio eletrônico amplamente utilizada por empreendedores que adotam o dropshipping. Nesse modelo de negócios, o lojista foca na gestão da loja virtual e na divulgação dos produtos, enquanto o fornecedor cuida do estoque, processamento das vendas e envio dos pedidos.
Por ser um formato diferente do comércio convencional, muitos empreendedores não entendem completamente suas obrigações fiscais no dropshipping e acabam se perdendo na hora de emitir suas notas. Isso pode gerar problemas sérios, como multas e outras penalidades.
Neste guia completo, vamos desmistificar a emissão de notas fiscais na Shopify, explicando quem é o responsável pela geração das notas, como funciona o processo e como integrar a plataforma com o sistema da DIGISAN para automatizar essa tarefa.
A responsabilidade pela emissão de notas fiscais no dropshipping varia de acordo com o tipo de operação. Entenda como funciona cada caso.
No dropshipping nacional, a sua empresa atua como um comerciante tradicional e você é o responsável por emitir a nota fiscal de venda diretamente para o cliente final.
O seu fornecedor, por sua vez, emite uma nota fiscal de remessa para acompanhar a mercadoria durante o transporte, comprovando a origem do produto. Após a venda, ele também emite uma nota fiscal para a sua empresa, registrando a transferência da mercadoria para o cliente final.
Já no dropshipping internacional, a sua empresa atua como um intermediário. Você presta um serviço de intermediação e deve emitir uma nota fiscal de serviço para o cliente, informando o valor da sua comissão e os custos de envio.
Nesse caso, o fornecedor estrangeiro emite uma Invoice (fatura), detalhando o valor total dos produtos.
Para evitar problemas e garatir a regularização fiscal, uma boa opção é contratar os serviços de um contador. Além disso, automatizar a emissão de notas fiscais com um sistema confiável como a DIGISAN também contribui para a segurança da sua empresa.
Para utilizar a automação de nota fiscal na Shopify, você pode integrar a plataforma com o emissor de notas da DIGISAN.
Veja o passo a passo em vídeo ou, se preferir, logo abaixo em texto:
https://youtu.be/ewaLN8EzbYE?feature=shared
Acesse sua conta do emissor de notas. Caso ainda não tenha, cadastre-se gratuitamente no sistema da DIGISAN, clicando aqui.
Nas informações referentes à configuração com a Shopify, clique uma vez sobre o link apresentado para copiá-lo. Em seguida, vá para a Shopify para configurar a integração.
Selecione o evento Pagamento de pedido e, no campo URL, cole o link que copiou no sistema da DIGISAN. Na versão da API, selecione sempre a opção “Mais recentes”, pois é a que será mais estável e com menos chance de dar erros. Clique em Salvar.
Em seguida, repita o processo e crie mais uma integração para o evento Criação de reembolso para que seja feito o cancelamento automático de vendas que forem reembolsadas.
Clique aqui para ver um vídeo completo de como cadastrar as informações do seu produto.
Para que a integração funcione corretamente, insira no campo Código o mesmo código do seu produto na Shopify, localizado no final do link do cadastro.
No sistema da DIGISAN, na seção Configuração do Produto, cole no campo Código a numeração do produto que copiou da Shopify.
Pronto! A integração já estará funcionando e as notas começarão a ser emitidas automaticamente no sistema da DIGISAN. Caso queira baixar os arquivos XML das suas notas, eles estarão disponíveis no seu painel.
Emitir notas fiscais na Shopify não precisa ser um processo complicado. Com a ajuda de um sistema emissor como a DIGISAN, você pode automatizar essa tarefa e garantir a conformidade com a legislação.
Quer simplificar a emissão das suas notas fiscais e ter mais tempo para se dedicar ao seu negócio? Faça como mais de 12 mil empresas que já utilizam a nossa solução.
Solicite um teste grátis da DIGISAN e experimente os benefícios na prática por 7 dias.