Quando uma empresa nasce, ou mesmo antes disso, o empreendedor imagina para ela um propósito, uma forma de se posicionar e metas a serem alcançadas. Em outras palavras, porque ela existe, quais seus ideais e onde ela quer chegar. É aí que entram a missão, a visão e os valores, dos quais você já deve ter ouvido falar.
Considerados os pilares de uma empresa, esses elementos significam muito mais do que dar identidade e propósito ao seu negócio, Por meio deles, será possível traçar metas e estratégias e orientar as ações para atingir os resultados esperados..
Neste artigo, vamos te explicar o conceito de missão, visão e valores e como definir cada um deles, além de compartilhar exemplos inspiradores para você.
O conjunto missão, visão e valores é a base da cultura de uma empresa e uma ferramenta de gestão importante para traçar estratégias de negócio. Isso porque o trio serve como guia para tomadas de decisão e para determinar qual caminho será seguido.
E, quando todos sabem para onde estão indo, fica muito mais simples atingir os objetivos e metas propostos no seu planejamento estratégico. Além disso, a identificação gerada no público pode te ajudar a conquistar clientes mais qualificados
No entanto, para que surtam efeito, a missão, a visão e os valores devem estar enraizados na sua empresa e sempre presentes na relação com colaboradores, clientes e parceiros.
Veja, abaixo, o conceito de cada um dos elementos e dicas para definir os pilares da sua empresa.
A missão é o que define uma empresa, sua identidade e seu diferencial. A partir dela, são criadas as estratégias e metas de crescimento, além da contribuição para o fortalecimento do seu branding.
É importante que a missão seja inspiradora, mas fácil de ser lembrada, e que comunique de forma clara qual o propósito do negócio. Para isso, você precisa identificar alguns pontos essenciais, como:
Depois de responder a essas perguntas, crie uma frase curta que resuma as respostas com clareza e objetividade. Se for possível, faça isso de forma coletiva, engajando as pessoas envolvidas no projeto para que se sintam parte da construção. Isso contribui para fortalecer sua missão.
A visão representa onde a empresa quer chegar, quais seus objetivos para o futuro, por isso, precisa ser mensurável. Sempre que a visão for alcançada ou se tornar ultrapassada, ela deve ser revista e substituída por uma nova versão que mantenha a empresa motivada e desafiada.
Para começar a definir sua visão, avalie os seguintes pontos:
Assim que tiver essas definições, escreva sua visão de forma realista, mas desafiadora, e valide com os interessados para garantir que faça sentido para eles, afinal, a visão deve estar presente em todos os momentos de tomada de decisão.
Os valores de uma empresa são os princípios que norteiam suas ações e comportamentos e devem ser incorporados e demonstrados por todos os profissionais para que se tornem, efetivamente, a cultura do negócio
Embora pareçam um pouco mais subjetivos que a missão e a visão, os valores precisam manter a objetividade, relacionando-se com seu ramo de atividade e o serviço prestado aos clientes. Para que fique mais claro, tente responder às seguintes perguntas:
Com essas respostas em mãos, selecione algumas palavras-chaves ou expressões que as representem. O ideal é que não sejam muitas, algo entre 5 a 8, para que possam ser facilmente lembradas e incorporadas por todos.
Neste momento, fuja dos clichês que não diferenciam sua marca, até porque valores como respeito e responsabilidade são o mínimo que uma empresa pode oferecer.
Se for possível, crie os valores de forma coletiva para envolver todos os interessados. Mas, caso faça isso individualmente, não esqueça de apresentar e aprovar seus valores entre todas as pessoas envolvidas.
Se você entendeu os conceitos, mas ainda tem dúvidas de como colocar em palavras sua missão, visão e valores, veja alguns exemplos de grandes marcas para te inspirar:
Missão: Levar inspiração e inovação para todo atleta no mundo.
Visão: Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com qualidade de vida e de pessoas.
Valores: inovação; modernidade; foco nas necessidades do público; combate ao preconceito no esporte; encorajamento a novas conquistas e desafios.
Missão: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.
Visão: Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.
Valores: acessibilidade; meio ambiente; privacidade; responsabilidade dos fornecedores.
Missão: Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial.
Visão: Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo.
Valores: integridade e honestidade; vontade de abraçar grandes desafios; atitude crítica; paixão por tecnologia, parceiros e clientes.
Neste artigo, te explicamos a diferença entre missão, visão e valores e como definir os da sua empresa. Além disso, você conseguiu perceber como eles podem contribuir para engajar as equipes, criar vínculos com seu público e direcionar ações que resultam no desenvolvimento do negócio.
Para fortalecer ainda mais as estratégias de crescimento da sua empresa, é preciso manter uma gestão organizada e com foco na produtividade. O software da Digisan pode te ajudar nesse desafio, simplificando e agilizando tarefas de forma automatizada, enquanto você se concentra em outras necessidades.
Entre em contato e solicite um teste grátis do emissor de NF-e da Digisan.