Gestão de negócios

Missão, visão e valores: o que é? Como definir e exemplos

A missão, a visão e os valores são considerados os pilares de uma empresa e representam sua identidade e seu propósito. Além disso, são peças essenciais para a definição de metas e para guiar os passos de todos os envolvidos na mesma direção. Saiba mais sobre essa importante estratégia neste artigo.

Quando uma empresa nasce, ou mesmo antes disso, o empreendedor imagina para ela um propósito, uma forma de se posicionar e metas a serem alcançadas. Em outras palavras, porque ela existe, quais seus ideais e onde ela quer chegar. É aí que entram a missão, a visão e os valores, dos quais você já deve ter ouvido falar.

Considerados os pilares de uma empresa, esses elementos significam muito mais do que dar identidade e propósito ao seu negócio, Por meio deles, será possível traçar metas e estratégias e orientar as ações para atingir os resultados esperados..

Neste artigo, vamos te explicar o conceito de missão, visão e valores e como definir cada um deles, além de compartilhar exemplos inspiradores para você. 

O que são missão, visão e valores de um negócio 

O conjunto missão, visão e valores é a base da cultura de uma empresa e uma ferramenta de gestão importante para traçar estratégias de negócio. Isso porque o trio serve como guia para tomadas de decisão e para determinar qual caminho será seguido.

E, quando todos sabem para onde estão indo, fica muito mais simples atingir os objetivos e metas propostos no seu planejamento estratégico. Além disso, a identificação gerada no público pode te ajudar a conquistar clientes mais qualificados

No entanto, para que surtam efeito, a missão, a visão e os valores devem estar enraizados na sua empresa e sempre presentes na relação com colaboradores, clientes e parceiros. 

Veja, abaixo, o conceito de cada um dos elementos e dicas para definir os pilares da sua empresa.

Como criar sua missão

A missão é o que define uma empresa, sua identidade e seu diferencial. A partir dela, são criadas as estratégias e metas de crescimento, além da contribuição para o fortalecimento do seu branding.

É importante que a missão seja inspiradora, mas fácil de ser lembrada, e que comunique de forma clara qual o propósito do negócio. Para isso, você precisa identificar alguns pontos essenciais, como:

  • Para que o negócio existe?
  • Como ele contribui para a vida das pessoas?
  • Qual seu diferencial em relação à concorrência?

Depois de responder a essas perguntas, crie uma frase curta que resuma as respostas com clareza e objetividade. Se for possível, faça isso de forma coletiva, engajando as pessoas envolvidas no projeto para que se sintam parte da construção. Isso contribui para fortalecer sua missão.

Como criar sua visão

A visão representa onde a empresa quer chegar, quais seus objetivos para o futuro, por isso, precisa ser mensurável. Sempre que a visão for alcançada ou se tornar ultrapassada, ela deve ser revista e substituída por uma nova versão que mantenha a empresa motivada e desafiada.

Para começar a definir sua visão, avalie os seguintes pontos:

  • Onde sua empresa quer chegar?
  • O que ela pode ajudar a construir?
  • Em quanto tempo esse objetivo deve ser alcançado?
  • Quais indicadores poderão garantir que se atingiu essa meta?

Assim que tiver essas definições, escreva sua visão de forma realista, mas desafiadora, e valide com os interessados para garantir que faça sentido para eles, afinal, a visão deve estar presente em todos os momentos de tomada de decisão.

Como criar seus valores

Os valores de uma empresa são os princípios que norteiam suas ações e comportamentos e devem ser incorporados e demonstrados por todos os profissionais para que se tornem, efetivamente, a cultura do negócio

Embora pareçam um pouco mais subjetivos que a missão e a visão, os valores precisam manter a objetividade, relacionando-se com seu ramo de atividade e o serviço prestado aos clientes. Para que fique mais claro, tente responder às seguintes perguntas:

  • Por quais atitudes e comportamentos sua empresa gostaria de ser lembrada e admirada?
  • Quais deles fazem diferença na vida do seu cliente?
  • Quais princípios expressam a identidade da empresa e quais a diferenciam no mercado?

Com essas respostas em mãos, selecione algumas palavras-chaves ou expressões que as representem. O ideal é que não sejam muitas, algo entre 5 a 8, para que possam ser facilmente lembradas e incorporadas por todos. 

Neste momento, fuja dos clichês que não diferenciam sua marca, até porque valores como respeito e responsabilidade são o mínimo que uma empresa pode oferecer.

Se for possível, crie os valores de forma coletiva para envolver todos os interessados. Mas, caso faça isso individualmente, não esqueça de apresentar e aprovar seus valores entre todas as pessoas envolvidas.

Exemplos de missão, visão e valores

Se você entendeu os conceitos, mas ainda tem dúvidas de como colocar em palavras sua missão, visão e valores, veja alguns exemplos de grandes marcas para te inspirar:

Nike

Missão: Levar inspiração e inovação para todo atleta no mundo.

Visão: Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo, assim, um vínculo com qualidade de vida e de pessoas.

Valores: inovação; modernidade; foco nas necessidades do público; combate ao preconceito no esporte; encorajamento a novas conquistas e desafios.

Apple

Missão: A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.

Visão: Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.

Valores: acessibilidade; meio ambiente; privacidade; responsabilidade dos fornecedores.

Microsoft

Missão: Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial.

Visão: Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo.

Valores: integridade e honestidade; vontade de abraçar grandes desafios; atitude crítica; paixão por tecnologia, parceiros e clientes.

Estratégias para o crescimento

Neste artigo, te explicamos a diferença entre missão, visão e valores e como definir os da sua empresa. Além disso, você conseguiu perceber como eles podem contribuir para engajar as equipes, criar vínculos com seu público e direcionar ações que resultam no desenvolvimento do negócio.

Para fortalecer ainda mais as estratégias de crescimento da sua empresa, é preciso manter uma gestão organizada e com foco na produtividade. O software da Digisan pode te ajudar nesse desafio, simplificando e agilizando tarefas de forma automatizada, enquanto você se concentra em outras necessidades.

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