Gestão de negócios

Planejamento estratégico para empresas: como montar ou rever o seu

O planejamento estratégico é uma etapa fundamental para o desenvolvimento de empresas de todos os portes. A partir dele, é possível avaliar oportunidades e projetar cenários para o seu crescimento. Confira como criar o seu planejamento.

Ter uma boa ideia é um passo importante para quem vai empreender, no entanto, para que essa ideia se torne um sucesso, é preciso que esteja bem estruturada. É aí que entra o planejamento estratégico para empresas, uma ferramenta essencial para uma gestão bem organizada.

Mais do que um plano de negócios, o planejamento estratégico serve como um guia do que fazer e quando fazer, visando sempre o crescimento saudável dos negócios. Para isso, ele reúne informações relevantes que ajudem a visualizar o cenário atual da empresa e projetar cenários futuros, levando em conta riscos e oportunidades.

A partir dos conhecimentos concentrados no planejamento estratégico, é possível traçar metas viáveis, conscientes e mensuráveis, que podem ir desde um aumento nas vendas até a expansão para o mercado internacional, tudo depende do momento atual da empresa. 

Um bom planejamento deve incluir as definições do negócio, visão, missão, valores, pontos fortes e fracos e uma análise do ambiente interno e externo.

Se você está pensando em criar ou rever o planejamento estratégico da sua empresa, confira algumas dicas para fazer isso de forma assertiva e eficiente.

O que é planejamento estratégico para empresas

Planejamento estratégico é o processo de avaliar a situação atual de uma empresa e, a partir dessa avaliação, definir metas a serem alcançadas e planos de ações para alcançar essas metas. Basicamente, o planejamento estratégico deve responder a 3 perguntas:

  • Onde estou?
  • Onde quero chegar?
  • Como vou chegar até lá?

Para simplificar ainda mais, pense no planejamento estratégico como um GPS que ajuda a sua empresa a chegar ao ponto desejado por meio de uma rota calculada com base em distância, trânsito, condições da estrada e outros fatores que tornam o caminho mais eficiente.

Vantagens do planejamento

Mesmo que o processo para colher os resultados do seu planejamento estratégico seja um pouco lento, é preciso ter em mente que ele trará benefícios para a empresa de modo geral e, por ser bem estruturado, os benefícios não são passageiros. Veja, abaixo, algumas vantagens de ter um planejamento estratégico para empresas:

Produtividade

Como o planejamento permite enxergar cenários desfavoráveis ​​antes que ocorram, ele estimula a proatividade, dando à sua equipe condições de agir antecipadamente e não apenas reagir a problemas que apareçam. 

Isso beneficia o senso de responsabilidade, pois todos já sabem o que precisam fazer, quando e em qual prazo, o que significa mais produtividade para os negócios.

Posicionamento de mercado

Com um bom planejamento, você não precisa contar com sorte ou com alguma oportunidade ilusória para conquistar espaço e se fortalecer no mercado. Todas as suas ações terão dados concretos e análises assertivas orientando suas equipes de vendas, marketing e finanças, por exemplo, favorecendo decisões mais adequadas e com melhores resultados.

Base sólida

Ter objetivos alinhados com a missão e a visão da empresa contribui para definir a direção que todos devem tomar a fim de atingir suas metas. Assim, é possível construir uma base sólida para que empresa, colaboradores, parceiros e todos os envolvidos na operação possam crescer.

Passo a passo para um bom planejamento estratégico

Não existe fórmula pronta para realizar um planejamento estratégico, mas há alguns pontos de consenso que você deve levar em conta, independente do seu ramo de atividade ou porte da empresa. Veja, a seguir, um guia de como criar ou rever o seu planejamento:

Defina seu negócio

Quem é você no mercado hoje? Quais seus diferenciais? Que princípios a empresa defende? Responda a essas questões para fazer um raio X do negócio e avaliar sua situação financeira, posicionamento de marca, desempenho de processos, satisfação dos colaboradores, qualidade do seu produto ou serviço, etc.

Dessa forma, você vai entender a realidade da sua empresa, sua identidade e suas características. Se você ainda não criou, crie sua missão, visão e valores. Esse conhecimento é importante para que você entenda como se posicionar na busca por seus objetivos.

Trace suas metas

Depois de entender quem é você e onde está, é hora de projetar onde você quer chegar. Defina objetivos claros, atingíveis e mensuráveis e não esqueça de estimar um prazo para alcançá-los. Use sua missão como guia para traçar suas metas.

Estabeleça ações e prazos

Como falamos anteriormente, é importante que você delimite um tempo para atingir os objetivos traçados. Agora, é preciso detalhar o que será feito nesse intervalo e criar um cronograma de ações que levem a suas metas. 

Planeje as atividades que cada setor da empresa deve realizar, quem é o responsável, determine prazos para elas e defina quais indicadores vão ajudar a medir se o plano está sendo cumprido.

Implemente seu planejamento estratégico

Com definições de negócio, metas, ações e prazos concluídos, é o momento de tirar o planejamento do papel e começar a executá-lo. Envolva sua equipe, conte com o suporte de ferramentas tecnológicas e acompanhe passo a passo onde você está progredindo e onde podem ser necessários ajustes. 

Para monitorar suas finanças, por exemplo, controle seu fluxo de caixa, balanços e demonstrativos contábeis. Assim, você consegue visualizar claramente o que está trazendo resultados positivos e onde os números estão caindo.

Revise seu plano sempre que necessário

Com o acompanhamento dos resultados, é possível entender se sua empresa está crescendo e atingindo seus objetivos. No entanto, é importante estar atento para redefinir a rota caso haja algo errado com suas ações.

O planejamento estratégico é uma ferramenta viva, dinâmica, que deve ser revista e adaptada sempre que for necessário.

Gestão mais eficiente

Como você viu neste artigo, o crescimento organizado está relacionado ao planejamento estratégico para empresas. Por isso, se você está abrindo seu próprio negócio ou já tem um e precisa de um plano de ação para se desenvolver, comece por essa ferramenta como aliada de sua gestão.

Para isso, conte também com tecnologias que te ajudem a ganhar em produtividade, com o a realização mais ágil de tarefas, redução de erros e prevenção de falhas que levam a desperdício de tempo e dinheiro.

A Digisan pode te auxiliar com sistemas de gestão confiáveis e eficientes para que você tenha sempre à mão e bem organizados os dados de sua empresa. Solicite agora um teste grátis do emissor de notas fiscais da Digisan.

Você também pode gostar

Voltar ao blog