Quando a vontade e os planos de empreender surgem, há grande expectativa para o momento em que a nova empresa abrirá suas portas: afinal, é a partir daí que você pode começar a busca pelo crescimento e, pelos lucros. Para chegar até esse momento, no entanto, é necessário providenciar documentos, pagar taxas e aguardar pela formalização e registro do seu negócio.Mas afinal, quanto tempo dura tudo isso? Quais são os prazos para abertura de empresas? Acompanhe o artigo para descobrir!
De acordo com o portal eletrônico da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o prazo médio para abertura de empresas no Brasil em janeiro de 2022 é de 2 dias e 12 horas.Isso já é um grande avanço em relação aos outros anos: em 2019, por exemplo, o tempo médio estava fixado em 5 dias e 9 horas. No entanto vale lembrar que o prazo para abertura de empresas considerado pela Redesim é apenas o tempo médio que o contrato social de cada empresa demora para integrar o registro, sendo oficialmente formalizado. Ou seja, considera a contagem apenas depois que o documento completo é submetido à junta comercial. Antes e depois dessa etapa, existem outras atividades e obrigações que o empreendedor deverá prestar atenção para abrir o seu estabelecimento no menor tempo possível. Dito tudo isso, o prazo total para abertura de empresas pode variar de 30 até 60 dias, a depender do estado em que você se encontra. 👉 Leia também: Quais são os custos para a criação de uma empresa?
Consulte abaixo a lista de tempo médio para formalização do registro em cada um dos estados brasileiros (dados de janeiro de 2022), de acordo com a consulta individual do portal Redesim. Lembrando que esses prazos referem-se apenas ao tempo que o contrato social leva para integrar o registro.EstadoTempo Médio Acre2 dias e 4 horas Alagoas 1 dia e 17 horasAmazonas1 dia e 13 horasAmapá2 dias e 14 horasBahia5 dias e 13 horasCeará2 dias e 5 horas Distrito Federal 2 dias e 4 horasEspírito Santo 1 dia e 6 horasGoiás1 dia e 2 horas Maranhão1 dia e 4 horas Minas Gerais 1 dia e 23 horasMato Grosso do Sul2 dias Mato Grosso 2 diasPará 1 dia e 8 horasParaíba 3 dias e 2 horas Pernambuco 2 dias e 3 horas Piauí1 dia e 13 horas Paraná1 dia e 8 horas Rio de Janeiro 3 dias e 3 horas Rio Grande do Norte 2 dias e 1 horaRondônia 1 dia e 18 horas Roraima 1 dia e 9 horas Rio Grande do Sul 3 dias e 21 horas Santa Catarina 2 dias e 13 horasSergipe 18 horas São Paulo 3 dias Tocantins 2 dias e 4 horas
No processo de criação da sua empresa, é preciso considerar não apenas o tempo médio para a tomada de decisões, como também os prazos estabelecidos por cada um dos órgãos envolvidos no processamento de documentos. Abaixo, listamos alguns exemplos de tempos médios para a finalização de processos essenciais na formalização do seu negócio. Veja:
Vale lembrar que todos esses prazos podem variar de acordo com o estado e/ou município em que você reside.Além disso, não são as únicas atividades a serem consideradas, como mencionamos anteriormente. 👉 Leia também:Passo a passo de como abrir um CNPJ
O Contrato Social funciona como uma certidão de nascimento da sua empresa. Contudo, antes de poder garanti-lo, você deverá tomar algumas decisões essenciais para o bom funcionamento e sucesso do seu negócio, como definir o regime tributário, o porte e o formato jurídico.
Entenda todos esses conceitos nos artigos abaixo:
Classificação de empresas: saiba qual o melhor tipo para seu negócio!
Como definir o porte da empresa?
Qual é o melhor regime de tributação para o meu negócio?
Essas decisões irão influenciar não só na carga de impostos, como também classificar o seu negócio para diferentes incentivos de crescimento e linhas de crédito. Assim, não é difícil perceber como uma decisão mal-pensada nesse sentido pode afetar toda a saúde financeira da sua empresa, não é? Obviamente, não há um tempo pré-definido para a tomada dessas decisões: elas dependerão essencialmente do que você decidir sozinho ou junto aos seus sócios. Uma coisa não dá pra negar: a participação de um contador poderá simplificar muito o processo, diminuir a chance de erros e acelerar o tempo médio para a abertura da sua empresa. 👉 Veja também: Toda empresa é obrigada a ter contador?
O processo de abertura de uma nova empresa pode ser complexo para o empreendedor iniciante, mas aqui no Blog da DIGISAN disponibilizamos uma série de conteúdos para ajudar a responder todas as suas dúvidas ao longo do caminho! 👉 E neste link você tem acesso a materiais gratuitos, que vão te ajudar nessa jornada!Além disso, você também pode contar com a DIGISAN para realizar a emissão das suas notas fiscais. Dessa forma, você garante um serviço mais confiável, rápido e seguro para esse aspecto tão importante da sua empresa. Na DIGISAN você não precisa se preocupar com armazenamento! Nossos pacotes incluem o moderno armazenamento em nuvem criptografada, mantendo os documentos a salvo de criminosos digitais e também da ação do tempo.
A DIGISAN é referência em soluções tecnológicas, oferecendo diversos serviços, como certificação digital, emissor de notas fiscais, parcerias com contadores, entre outros.Caso a sua contabilidade seja uma Parceira DIGISAN, ela recebe acesso gratuito para emitir suas próprias notas fiscais de forma ilimitada.Para ter acesso a duas ferramentas essenciais nessa nova jornada – certificado digital e emissor de notas – acesse o link abaixo e fale conosco!
QUERO CONHECER O EMISSOR DIGISAN
Você pode gostar também:10 vantagens da DIGISAN para emissão de NF-e