Gestão de negócios

Tendências de mercado para 2023: planeje-se!

Confira algumas tendências de mercado para 2023, inove em seu produto ou serviço e mantenha sua empresa em evidência!

O fim de um ano em uma empresa é sempre um convite pra revisitar o planejamento estratégico e prever novas ações e estratégias para alavancar o negócio no próximo ano. Para te inspirar, confira algumas tendências de mercado para 2023.

Inove em seu produto ou serviço e mantenha sua empresa em evidência!

Para complementar sua leitura:

Planejamento estratégico para empresas: como montar ou rever o seu

Tendências de mercado previstas para 2023

Quem não acompanha tendências, estaciona (e até retrocede) em desenvolvimento. Avalie a atuação da sua empresa em relação às tendências de mercado para 2023.

Empresas verdes (ESG) refletindo a expansão de uma consciência ambiental coletiva

O acrônimo ESG (Environmental, Social and Governance; ou Ambiental, Social e Governança, em português), virou sinônimo de pensar em sustentabilidade ao integrar finalidades lucrativas por parte de empresas com o cuidado com causas ambientais, sociais e de governança corporativa.

Essa é uma resposta diante de uma sociedade cada vez mais consciente dos impactos que gera ao meio ambiente e sobre a necessidade de alinhar o seu consumo com medidas sustentáveis, tanto no que diz respeito às pessoas envolvidas e impactadas, quanto ao impacto para o meio ambiente em geração de lixo, uso de água, energia e demais recursos naturais.

Como se planejar?

Se você nunca refletiu sobre os impactos do seu negócio na sociedade e para o meio ambiente, é hora de começar a ter essas respostas na ponta da língua, assim como prever mudanças sempre que recomendado em prol de medidas mais sustentáveis.

  • Reveja toda sua operação e possíveis impactos que ela gera;
  • Reavalie a operação e reputação de seus fornecedores/parceiros e troque-os, se necessário for;
  • Planeje-se para mudanças sustentáveis e comece a divulgá-las.

Branding à frente da performance

Se você não entende muito dos termos de marketing, vamos te explicar em uma frase: é tempo de gerar mais valor para a sua marca para que seus clientes te reconheçam como melhor opção, independentemente de anúncios e estímulos contínuos para compra.

O Airbnb, por exemplo, anunciou que reduziria seu investimento em anúncios de performance a fim de investir mais em branding. Ou seja, passou a investir mais em campanhas de reforço de marca, posicionando-a como líder de mercado.

É claro que não é toda empresa que pode se dar ao luxo de se comparar ao Airbnb, mas a mensagem que podemos deixar é:

  • quem batalha pela venda a todo custo, compete em preço, concorrência e afins;
  • quem trabalha a sua marca, pode se destacar dentro de um nicho, tornando a concorrência irrelevante.

Os valores da sua marca ditam muito do público que você pode atrair. Uma marca que se preocupa com a sustentabilidade e comprova ações de marca vinculadas a essa causa, já pode sair à frente de muitos outros negócios.

Como se planejar?

  • Revisite a missão e visão da sua empresa, buscando seus reais diferenciais
  • Revisite os valores da sua marca
  • Converse com clientes e entenda como pode atendê-los melhor
  • Em seu posicionamento de marca, ressalte os valores que você gera ao mercado e à vida de seus clientes antes de destacar seus produtos ou serviços à venda.

Entenda melhor:

Branding: o que é e como fazer?

Transformação digital acelerada

Parece até desnecessário apontar isso, mas infelizmente muitos pequenos negócios ainda são iniciantes no quesito “transformação digital”, uma vez que pouco se atualizam em relação às possibilidades de inclusão do seu negócio no meio online. 

Como se planejar?

Vamos destacar itens básicos com foco às marcas que ainda precisam dar esse salto a fim de atrair público através do universo digital.

  • Tenha um site
  • Crie uma rotina básica de exposição de marca nas redes sociais
  • Anuncie o seu negócio
  • Faça pesquisas com o público na internet
  • Escute mais o seu cliente e público interessado

Será útil para você:

Marketing digital para pequenos negócios: o básico e essencial

Sobrecarga de informação demanda um salto no atendimento ao cliente

Como tem sido sua experiência na busca por um produto ou serviço? São tantas opções que é fácil se perder entre os diferenciais de soluções e a melhor escolha pra sua decisão. 

Além disso, outro fator se faz muito presente na vida do consumidor atual: a ansiedade e uma certa paralisia emocional para a tomada de decisão.

Nesse contexto, não cabe mais um atendimento genérico ao cliente. Contribua, de fato, com o processo de tomada de decisão do seu cliente ou perca para a concorrência. E, claro, ofereça um bom serviço, ou ele poderá te trocar pelo concorrente a qualquer momento.

Como se planejar?

  • Reavalie a jornada do seu potencial cliente;
  • Reforce ações de branding;
  • Aprimore o atendimento ao cliente com mais humanização e personalização;
  • Sustente com a entrega de um bom serviço.

A cultura do aluguel/compartilhamento abre porta para novas soluções

A casa no Airbnb, o aluguel de bicicletas, o aluguel de carro anual, o aluguel de equipamentos (como uma furadeira), o compartilhamento do acesso ao Netflix e demais serviços de streaming, dentre tantos outros exemplos indicam uma tendência que cresce gradativamente de trocar o “ter” pelo “alugar” quando necessário/desejado ou “compartilhar”.

Se de alguma forma o seu serviço se encaixa nessa possibilidade, avalie meios de implementar a ação em seu plano de negócio.

Como se planejar?

  • Reavalie o seu plano de negócio e veja se é possível fazer parte dessa cultura do “alugar” ou “compartilhar” serviços.

Delivery para tudo que for possível

Para todo tipo de venda de produtos, o delivery já é quase que uma obrigatoriedade para clientes que já se acostumaram a receber tudo em casa (muito sobre o efeito da Covid-19).

Mas, atenção, o produto precisa chegar em perfeito estado, no prazo combinado, além de promover uma experiência positiva ao cliente que o recebe.

Como se planejar?

  • Reavalie a operação do seu delivery, caso já aconteça.
  • Aprimore o serviço com envios de mensagens, uma embalagem legal, dentre outras possibilidades.
  • Planeje começar a fazer entregas, sempre que possível, de forma independente, ou via empresas, como os Correios, Ifood e outros.

Infoprodutos

Que tal transformar seus conhecimentos em um curso, livro ou plataforma? Esses são alguns possíveis infoprodutos e que indicam um público que, antes de querer contratar um serviço, busca aprender mais sobre o assunto e até se desenvolver para atuar de forma independente em determinado objetivo.

Um contador, por exemplo, pode ter infoprodutos para outros contadores em formação ou até mesmo voltados para os seus clientes que desejam entender mais sobre o universo contábil.

Como se planejar?

  • Você pode começar pela divulgação de e-books gratuitos, a fim de obter cadastros em seu site e entender melhor as necessidades da sua audiência.
  • Avalie conhecimentos práticos que você poderia passar através de algum livro, curso e outros.

Desburocratização dos serviços bancários

Esse é um movimento que já acompanhamos há certo tempo, especialmente através da popularização de bancos digitais, como o Nubank.

O que podemos entender com isso: o cliente quer facilidades em seu dia a dia, tal como deseja se sentir com mais autonomia na administração do seu dinheiro, do seu limite bancários e dos juros que assume pra si.

Para todo tipo de negócio vinculado a finanças e contabilidade, tenha em mente que a ideia é descomplicar o tema e tornar essa gestão mais simples ao cliente.

Como se planejar?

  • Reveja a jornada do seu cliente na sua empresa e reflita se não está o submetendo a burocracias desnecessárias, tal como bancos tradicionais têm a fama de fazê-lo.
  • Simplifique a linguagem da sua empresa.

Dados. Dados. E dados.

O uso de inteligência artificial, tal como todas as portas que se abrem com a transformação digital devem ser levadas em consideração pela sua empresa.

Quando se fala do varejo, por exemplo, imagine poder mapear melhor sobre os comportamentos de compra dos consumidores e atuar em cima disso. Já é possível e existem inúmeras ferramentas para isso.

Como se planejar?

  • Pesquise por plataformas de automação de vendas online (para e-commerces), automação de marketing, dentre outras possibilidades.
  • Vincule o seu site ao Google Analytics e acompanhe os dados da sua audiência.
  • Acompanhe comportamentos de pesquisa das palavras-chave relacionadas ao seu negócio, utilizando Google Trends e outros.

Conte com os parceiros certos para o desenvolvimento do seu negócio em 2023!

Enquanto a sua empresa está focada em fazer o que ela faz de melhor (na prestação de serviços ou venda de produtos), associe-se a tecnologias (sistemas, ferramentas ou plataformas) que deem suporte a demandas práticas de sua existência.

Como a missão de outros negócios pode contribuir com o dia a dia da sua empresa?

Na Digisan, por exemplo, nossa missão é descomplicar a sua gestão de notas fiscais eletrônicas, assim como os dados dos seus clientes e serviços, e toda integração dessas informações com o seu contador. 

Você pode ler mais sobre as vantagens do sistema Digisan aqui e realizar o seu teste gratuito aqui. Para solicitar a emissão ou renovação de certificado digital, você também pode acionar nosso contato aqui.

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