Abrir o próprio negócio é um sonho para muitos brasileiros que já não desejam depender das decisões – e de um salário – de outras pessoas.
Ao empreender, você se torna seu próprio chefe, podendo trabalhar com aquilo que deseja (e acredita que trará lucro), tendo a chance de faturar bem mais a longo prazo.
Mas para tirar esse sonho do papel e efetivamente abrir uma empresa, é preciso ficar atento a algumas obrigações fiscais e contábeis que fazem parte do processo.
É burocrático, mas necessário!
Neste artigo, explicaremos em detalhes 6 obrigações do empreendedor, nos campos contábil e fiscal.
Vamos lá?
As obrigações fiscais estão diretamente relacionadas ao pagamento de impostos e tributos. Por isso, também são chamadas de obrigações tributárias.
Das menores às maiores empresas, o pagamento periódico de impostos sempre estará presente, e uma escolha certeira do regime tributário para o seu negócio irá garantir que os valores sejam os mais justos possíveis.
👉 Saiba mais:
Qual o melhor regime de tributação para o meu negócio?
Além disso, o tipo de negócio, atividade prestada e a localização da sua empresa também influenciarão na carga de impostos do seu negócio. Muitos deles são mensais. Por isso, o empreendedor precisa de bastante controle financeiro para poder quitar as obrigações sem falta.
Os principais impostos, pagos pela maioria das empresas brasileiras são:
Os impostos não têm o mesmo valor para todas as empresas. Afinal, isso não seria justo. Por isso, o que temos são alíquotas, ou seja, um percentual utilizado no cálculo, com base no faturamento da empresa.
Assim, é dever das empresas apresentar à Receita Federal declarações anuais, informando sobre todas as receitas do negócio. E então, a partir daí, calcular os devidos impostos e realizar o pagamento.
Alguns exemplos de declarações desse tipo são:
👉 Veja também:
Quais são os custos para a criação de uma empresa?
As notas fiscais são os principais documentos para a formulação das suas declarações de faturamento. Por essa razão, precisam ser devidamente emitidas e armazenadas por pelo menos 5 anos, de acordo com a Lei.
Todas as empresas formalizadas devem emitir nota fiscal, com exceção apenas para alguns casos de Microempreendedores Individuais (MEI).
Deu pra perceber o quanto a emissão de nota fiscal é coisa séria, não é? Perder uma que seja pode causar uma grande confusão patrimonial, interferir nas declarações, nos impostos e assim, gerar um problema com o Fisco.
👉 Para te ajudar nisso, a DIGISAN oferece um emissor que está entre as melhores opções do mercado, inclusive com teste grátis de 7 dias. Conheça todas as vantagens neste artigo!
As obrigações contábeis de uma empresa se iniciam logo no seu nascimento. Afinal, estão relacionadas ao processo de planejamento, formalização e manutenção do seu negócio. Elas também estão muito ligadas às obrigações fiscais. Veja quais são:
Você sabia que boa parte das decisões essenciais sobre a sua empresa precisam ser tomadas antes mesmo que ela seja criada? Pois é! Na prática isso significa já definir o Porte da Empresa, Regime Tributário e Formato Jurídico
👉 Saiba mais sobre esses assuntos:
Como definir o porte da empresa?
Classificação de empresas: saiba qual o melhor tipo para seu negócio!
Com essas informações, você poderá solicitar o Contrato Social na Junta Comercial e depois adquirir o CNPJ. Mas se você está se perguntando como vai definir tudo isso, se a sua empresa ainda nem abriu as portas, a resposta é simples: tudo será baseado em uma estimativa de faturamento.
Com tanta importância desses números, dá pra perceber porque essa é uma obrigação contábil tão importante, não é mesmo?
Além disso, também é preciso considerar os custos na criação de uma empresa, que ficam em torno de R$ 500,00 a R$ 1500,00 na maioria dos casos.
👉 Saiba mais:
Quais são os custos para a criação de uma empresa?
A principal “causa de morte” para muitas empresas, segundo o SEBRAE, ainda em seu primeiro ano de vida, está na falta de planejamento.
Nesse sentido, as demonstrações contábeis não são apenas necessárias para indicar a situação patrimonial e financeira do seu negócio ao governo: elas também auxiliam na organização interna, orientando decisões para maximizar o potencial de lucro do seu negócio e mantê-lo longe das dívidas.
No entanto, para que possa servir o seu propósito, é preciso saber interpretar as informações contidas nesse documento. Aqui, a participação de um contador novamente pode ajudá-lo.
Falando em Demonstrações Contábeis obrigatórias, temos:
Aqui também o tipo de demonstração contábil obrigatória será definida pelo seu tipo de negócio.
Já mencionamos a importância dos serviços de um contador algumas vezes durante o artigo, mas você sabia que essa também é uma obrigação contábil da sua empresa? Basta visitar o Código Civil, em seu artigo 1.179:
“O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico”.
A única exceção para essa regra ocorre para os Microempreendedores Individuais (MEI), que recolhem os impostos em guia única e por isso o controle é mais simples.
👉 Saiba mais:
Toda empresa é obrigada a ter contador?
O processo de abertura de uma nova empresa pode ser confuso, mas é muito recompensador!
A DIGISAN está aqui para auxiliá-lo na sua trajetória, tanto no que diz respeito à certificação digital e notas fiscais, como oferecendo mais conteúdos informativos sobre todo o processo de criação de um novo negócio!
👉 Neste link você tem acesso a materiais gratuitos, que vão te ajudar nessa jornada!
Para ter acesso a duas ferramentas essenciais nessa nova jornada – certificado digital e emissor de notas – acesse o link abaixo e fale conosco!