Gestão contábil

Balanço Patrimonial: o que é, para que serve e como fazer

O Balanço Patrimonial é uma ferramenta que te ajuda a entender a realidade da sua empresa e, assim, manter a saúde financeira em dia. Neste artigo, você vai aprender como fazer seu Balanço Patrimonial e o que analisar a partir dele.

Se você é um empreendedor, com certeza, já se deparou com dúvidas como “será que é o momento certo para fazer um novo investimento?”, “o faturamento da minha empresa está compatível com os gastos?”, “será que preciso cortar alguma despesa?”. Nesse caso, o Balanço Patrimonial é uma ótima ferramenta para te ajudar a responder a essas perguntas.

Com dados detalhados sobre seus bens e fontes de receita, o Balanço Patrimonial permite que você tenha uma visão realista de como está o seu negócio. Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas para garantir a saúde financeira da sua empresa,

apresentar a situação contábil e econômica de uma empresa em determinado período.

Para te ajudar a criar um demonstrativo financeiro eficiente e que contribua para o desenvolvimento do seu negócio, criamos este guia com um passo a passo de como fazer e analisar um Balanço Patrimonial.

O que é Balanço Patrimonial?

Balanço Patrimonial é um relatório contábil que informa como está a situação financeira de uma empresa em um determinado período. Para isso, é feito um levantamento completo de seus bens e direitos, listando suas fontes de recursos e investimentos.

A partir do Balanço Patrimonial, é possível:

  • analisar seu comportamento financeiro e o trajeto dos recursos dentro da empresa;
  • elaborar o planejamento estratégico e tributário, identificando os tributos pagos e como reduzi-los;
  • apresentar dados financeiros e contábeis para conquistar investidores

Geralmente, esse balanço é realizado anualmente, mas pode ser feito em espaços de tempo mais curtos caso haja alguma necessidade ou objetivo, como fazer um financiamento ou adquirir algum equipamento de custo mais alto.

Mais do que uma ferramenta para entender o cenário atual da empresa, o Balanço Patrimonial, assim como o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), é uma exigência legal e está entre as obrigações contábeis e fiscais de todo empreendedor, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI).

Deixar de cumprir essas obrigações pode trazer transtornos como dificuldades para determinar quanto cada sócio tem direito em caso de encerramento da sociedade e a impossibilidade de requerer recuperação judicial.

O que deve constar em um Balanço Patrimonial?

Para elaborar o seu Balanço Patrimonial, você precisa conhecer sua estrutura. Há três informações que devem estar presentes:

Ativos

Aqui entram todos os bens, direitos e recursos de um negócio e que contribuem para gerar valor econômico, como:

Passivos

São todas as despesas, obrigações e dívidas de uma empresa.

Patrimônio líquido

É a soma de todos os recursos próprios da empresa e indica o retorno financeiro ao final de um período.

Como fazer um Balanço Patrimonial?

Agora que você já entendeu o que é um Balanço Patrimonial, qual sua função e quais informações devem constar nele, é hora de começar a elaborar seu demonstrativo.

Veja, a seguir, o passo a passo para criar seu Balanço Patrimonial:

1. Determine o período

Para saber como está a saúde financeira da sua empresa em um determinado período, você deve especificar qual intervalo de tempo será analisado. Como você viu neste artigo, a exigência legal é que seja realizado a cada 12 meses, mas nada impede que você estabeleça outros períodos. Empresas de capital aberto, por exemplo, costumam elaborar seus relatórios a cada 3 meses. 

2. Calcule os ativos

Some todos os valores que podem ser considerados fontes de receita e bens da empresa, como:

  • caixa;
  • contas a receber;
  • títulos negociáveis de curto e longo prazo;
  • propriedades;
  • maquinários;
  • veículos;
  • móveis;
  • equipamentos;
  • estoques.

3. Calcule os passivos

Agora, some todos os valores que saem do caixa da empresa, incluindo:

  • aluguel;
  • pagamentos de juros;
  • despesas acumuladas;
  • empréstimos de longo prazo;
  • folha de pagamento dos funcionários;
  • pagamentos de contas mensais;
  • tributos.

4. Calcule o patrimônio líquido

Liste tudo o que indica o valor contábil da sua empresa. Para isso, entram na conta:

  • capital social;
  • reservas de capital;
  • reservas de lucros;
  • ações em tesouraria;
  • valores investidos pelos sócios.

5. Insira os valores no relatório

Depois de calcular os 3 itens que precisam constar no seu Balanço Patrimonial, agrupe-os e formate o relatório da seguinte forma: 

  • Lado esquerdo: inclua os ativos
  • Lado direito: inclua os passivos e o patrimônio Líquido

6. Compare os resultados

A partir desses cálculos, você deve chegar a um equilíbrio entre ativos e passivos para concluir que sua empresa está saudável financeiramente. Caso observe algum desvio muito relevante, é importante rever as contas e planejar ações para resolver o problema, como obter um empréstimo ou tentar reduzir seus custos.

O que analisar em um Balanço Patrimonial? 

Fazer um Balanço Patrimonial, além de uma obrigação do empreendedor, é essencial para visualizar com clareza o atual momento da empresa. Por isso, depois de elaborado, ele deve servir como fonte de análises para guiar suas ações.

A partir desse levantamento, é possível saber, por exemplo, se você está em condições de quitar todos os seus compromissos sem se endividar ou ter que recorrer a empréstimos.

Além disso, o Balanço Patrimonial também te permite identificar quantos dos seus ativos são mantidos com capital próprio e quantos dependem de terceiros. Assim, o empreendedor consegue entender, por exemplo, se é válido buscar um financiamento ou se é mais vantajoso e rentável manter-se com recursos próprios.

Algumas equações realizadas a partir do Balanço Patrimonial te ajudam a analisar, entre outros fatores:

  • Giro de Ativos = Vendas /Ativo Total
  • Liquidez Imediata = Disponível /Passivos Circulantes
  • Grau de Endividamento = Passivo / Patrimônio Líquido

Como organizar seu Balanço Patrimonial?

Como a execução de um Balanço Patrimonial pode ser trabalhosa e burocrática, o ideal é contar com o auxílio de um contador. No entanto, o empreendedor tem um papel importante de manter tudo em ordem para facilitar essa tarefa.

Para que você possa realizar seu Balanço de forma mais prática e eficiente, tenha como hábito manter bem organizada sua documentação e ter um controle do seu fluxo financeiro. Assim, fica bem mais fácil e rápido reunir todas as informações e evita esquecer algum dado importante.

Uma das formas de garantir essa organização é com um sistema de gestão automatizado e integrado com sua contabilidade. O sistema da Digisan garante agilidade, segurança e controle de dados como custos da empresa, movimentações das vendas e estoque, de forma automática e precisa, sem necessidade de conferências ou digitação.

Para entender na prática como funciona nosso software, solicite um teste grátis do emissor de NF-e da Digisan e avalie.




Você também pode gostar

Voltar ao blog