Certificado Digital

Meu Certificado Digital expirou. E agora?

Se você tem dúvidas do que fazer quando a data de validade do seu Certificado Digital vence, descubra o passo a passo para lidar com essa situação de maneira simples e descomplicada.

O Certificado Digital funciona como uma assinatura para garantir a autenticidade de documentos no ambiente virtual. A diferença é que, enquanto a assinatura é permanente e te acompanha ao longo da vida, o certificado tem uma data de validade, que varia entre 12 e 36 meses.

Mas o que fazer quando o Certificado Digital expira? Assim como outros serviços, quando ele vence é preciso renová-lo para continuar utilizando.

Então, se você não sabe como atualizar o seu certificado, descubra neste artigo o passo a passo para recuperá-lo sem complicações. 

O que é o Certificado Digital e para que serve

O Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, que permite a identificação segura de pessoas físicas e jurídicas na internet. 

Ele tem uma ampla gama de usos em diversas áreas, proporcionando segurança e autenticidade em transações eletrônicas.

Conheça, a seguir, alguns dos seus possíveis usos.

Assinatura digital de documentos

Permite assinar digitalmente documentos eletrônicos, conferindo validade jurídica, autenticidade e integridade.

Acesso a sistemas

Permite o acesso seguro a sistemas online, como portais do governo (alguns exemplos são o e-CAC, Receitanet, Caged e SPED), sistemas de empresas e bancos e outros, garantindo a identificação segura do usuário.

Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e)

Empresas podem usar o Certificado Digital para emitir NF-e, garantindo a autenticidade e integridade do documento fiscal.

Conectividade social

Utilizado por empresas para realizar transmissões seguras de informações relacionadas ao FGTS e outras obrigações trabalhistas.

Acesso aos serviços da Receita Federal

O Certificado Digital é essencial para o acesso a serviços online da Receita Federal, como a entrega da Declaração do Imposto de Renda, consulta de situação fiscal, entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos usos do Certificado Digital, evidenciando sua importância na segurança e autenticidade das transações eletrônicas nos dias de hoje.

O que fazer quando o Certificado Digital expira

A expiração do Certificado Digital pode trazer alguns problemas. O principal deles é, sem dúvidas, deixar de emitir notas fiscais. Então, surge a dúvida: o que fazer nesses casos?

O primeiro passo é manter a calma. Afinal, não há um prazo limite para a renovação. No entanto, não deixe para última hora e faça a solicitação o quanto antes, a fim de evitar complicações.

Algumas das possíveis consequências de não ter um Certificado válido vão desde a impossibilidade de emitir notas, como já foi dito, até o atraso de processos legais e a interrupção de transações bancárias. Ou seja: dificuldades que podem comprometer as atividades do seu negócio.

Como renovar o Certificado Digital

Está com o Certificado Digital vencido? Vamos ensinar você a fazer a renovação diretamente pelo sistema DIGISAN. 

Confira os passos!

1. Acesse o site e faça login na sua conta

Entre no portal DIGISAN e faça seu login para acessar sua conta de usuário.

2. Escolha o tipo de documento que deseja renovar

Na área de renovação, escolha o tipo de documento que você precisa renovar: e-CNPJ, e-CPF ou certificado de NF-e.

3. Selecione a versão do certificado que deseja emitir

Escolha a versão do certificado que pretende emitir.

4. Realize o pagamento

Efetue o pagamento do seu Certificado Digital de forma segura e conveniente.

5. Agende a validação do seu certificado

Agende o processo de validação do seu certificado. Isso pode ser feito presencialmente ou mesmo por uma chamada de vídeo.

6. Emita seu Certificado Digital

Após a validação, chegou a hora de emitir o seu Certificado Digital e começar a usá-lo!

Quanto tempo leva para renovar o certificado Digital?

Depende. Na maioria das vezes, a emissão de um novo Certificado Digital costuma levar, no máximo, 3 dias a partir da data de solicitação. 

Após o pedido, é importante verificar o quanto antes a disponibilidade para a validação do processo. Depois dessa etapa, você geralmente recebe uma resposta no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.

—---------------------

Agora que você já sabe o que fazer se o Certificado Digital expirou, não há motivo para preocupações. Afinal, não é difícil recuperá-lo e continuar realizando suas atividades eletrônicas com segurança.

No entanto, é prudente manter o certificado sempre dentro do prazo para evitar problemas de andamento do seu negócio.

Caso precise renovar o seu certificado ou mesmo adquirir um, conte com a DIGISAN. Muito mais do que um emissor de notas fiscais, a DIGISAN é uma parceira comprometida em facilitar as rotinas de empreendedores como você.

Para conhecer nossos serviços, faça um cadastro online e teste gratuitamente nosso sistema por 7 dias.

Você também pode gostar

Voltar ao blog