Tanto empresas que vendem mercadorias quanto as que prestam serviços precisam emitir notas fiscais. E, se você for um prestador de serviços que utiliza a Asaas, pode usar a plataforma para fazer isso.
Mas, se você vende produtos físicos, a Asaas não atende a essa necessidade. Neste caso, você precisa de um sistema complementar, como a DIGISAN, para garantir a emissão correta das notas fiscais das suas transações.
Neste artigo, você vai aprender a emitir nota fiscal de vendas da Asaas, entender quem deve fazer a emissão e ver um passo a passo para integrar o sistema com a DIGISAN, tornando o processo mais eficiente.
Seja qual for o porte da sua empresa, seu ramo de atividade, se você vende produtos ou presta serviços, a emissão de nota fiscal pode ser uma obrigação.
Mas você sabe exatamente quando é preciso emitir esse documento? Veja, a seguir.
Prestadores de serviços, incluindo Microempreendedores individuais (MEIs), devem emitir nota fiscal. A obrigação vale para todos, exceto para MEIs que prestam serviços apenas para pessoas físicas.
Nesse caso, a Asaas permite a emissão da nota fiscal de serviço diretamente na sua plataforma.
Você vende mercadorias? Então, vai precisar de uma alternativa para emitir nota fiscal de produto, já que a Asaas não atende a essa necessidade.
Um sistema confiável como a DIGISAN é uma excelente opção para automatizar a emissão das suas notas fiscais, garantindo agilidade e segurança para o seu negócio.
Automatize a emissão de notas fiscais para seus produtos integrando a Asaas com a DIGISAN. Aprenda como fazer neste vídeo:
Se preferir, veja instruções mais detalhadas no texto abaixo:
Acesse sua conta do emissor de notas. Caso ainda não tenha, cadastre-se gratuitamente no sistema da DIGISAN, clicando aqui.
Nas informações referentes à configuração com a Asaas, clique uma vez sobre o link apresentado para copiá-lo. Em seguida, vá para a Asaas para configurar a integração.
Marque que sim, para que a integração fique ativa e dê um nome para a sua integração. No campo URL do Webhook, cole o link que copiou do sistema da DIGISAN. Insira o e-mail pelo qual quer receber as comunicações e, em seguida, selecione a versão da API mais recente "V3". No campo Tipo de envio, escolha a opção Sequencial.
Em seguida, nos tipos de evento selecione a categoria de Cobranças e marque os eventos PAYMENT_AUTHORIZED e PAYMENT_REFUNDED, para que as notas sejam emitidas quando houver pagamentos e canceladas quando houver estornos.
Feito isso, sua integração já estará funcionando e as notas começarão a ser emitidas automaticamente no sistema da DIGISAN. Caso queira baixar os arquivos XML das suas notas, eles estarão disponíveis no seu painel.
Automatizar a emissão de notas fiscais é uma forma eficiente de garantir a conformidade com a legislação e otimizar a gestão do seu negócio. A combinação da Asaas com a DIGISAN oferece uma solução completa para quem precisa emitir notas fiscais de produtos e serviços.
Experimente a integração gratuitamente por 7 dias e veja como ela pode transformar a gestão fiscal da sua empresa. Solicite um teste grátis.