O DANFE simplificado é o modelo etiqueta que acompanha, sobretudo, mercadorias vendidas online e visa facilitar o acesso às principais informações fiscais a respeito do produto.
Entenda melhor sobre o modelo neste artigo e saiba quando usá-lo.
O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é uma obrigatoriedade às empresas cujas mercadorias passam por tráfego estadual ou interestadual. O documento resume as principais informações contidas da NF-e e poderá ser solicitado (de modo impresso) por órgãos fiscalizadores durante o percurso.
Saiba mais sobre o DANFE no artigo abaixo:
DANFE online: o que é, quando e como emitir gratuitamente
Ressalta-se que o DANFE não substitui a NF-e, mas é complementar a ela. Deverá ser entregue ao destinatário sempre que chegar ao destino final.
Emissão de notas fiscais no DF: como fazer?
O DANFE simplificado, por sua vez, surgiu em 2020 a partir do aumento de vendas online em e-commerces. Embora a impressão do documento já fosse uma iniciativa de facilitar o acesso às informações da NF-e, entendeu-se a possibilidade de destacar ainda melhor informações principais, sendo um resumo do próprio DANFE completo.
Uma vez que opte pela emissão do DANFE simplificado (modelo etiqueta), não será mais necessário emitir o DANFE completo, no modelo de folha A4. Desse modo, têm-se uma redução no uso de papel, assim como do plástico que embalava esse documento anexado à caixa.
A etiqueta adesiva vai colada diretamente na caixa e apresenta com mais efetividade as informações fiscais mais importantes a respeito do produto.
Para este novo modelo, os seguintes dados são obrigatórios.
Dados da Empresa Emissora:
Dados da NF-e:
Informações do Destinatário:
EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência)
É uma escolha por parte da empresa emissora utilizar o DANFE completo ou simplificado. A solução é bem vista pela redução de custos e de uso de papel, tal como pela dispensa de uso de plástico na embalagem do documento A4.
Trata-se de um modelo que cumpre com a mesma finalidade do DANFE completo.
A emissão do DANFE simplificado, tal como do DANFE completo, pode ser feita na mesma plataforma que a empresa utiliza para emitir notas fiscais.
Se você utiliza o sistema de notas fiscais da Digisan, por exemplo, já terá o seu DANFE para notas fiscais de produtos emitido automaticamente e pronto para impressão.
No momento da impressão, no entanto, cabe a você escolher qual modelo de sua preferência. Os passos costumam ser:
Para a emissão somente do DANFE de forma gratuita (sem emissão de NF-e), você também pode contar com os seguintes sites:
Esse é um artigo do time Digisan que faz parte da editoria que contempla todo universo das notas fiscais.
Para emitir o DANFE, você precisa, inicialmente, contar com uma gestão segura de suas notas fiscais eletrônicas.
O sistema Digisan é até 5x mais rápido que o de concorrentes e permite uma gestão muito mais segura e agilizada de todas as suas notas, com preenchimento automático dos impostos e compartilhamento facilitado com o contador.
Nosso objetivo é te ajudar a reduzir tempo com burocracias, te permitindo focar no que for mais importante para o crescimento do seu negócio.
Você pode ler mais sobre as vantagens do sistema Digisan aqui e realizar o seu teste gratuito aqui. Para solicitar a emissão ou renovação de certificado digital, você também pode acionar nosso contato aqui.