Emitir notas fiscais é uma obrigatoriedade dos empreendedores e, também, uma parte fundamental para a gestão eficiente dos negócios. E, quando se fala em emissão de Notas Fiscais de Consumidor (NFC-e), a agilidade do processo se torna uma peça-chave. Afinal, esse tipo de nota costuma ser gerado em tempo real, no momento da venda.
É aí que entra um importante aliado para os empreendedores, especialmente os que atuam no ramo de varejo: o sistema de Ponto de Venda (PDV). Com essa ferramenta, você mantém o controle das operações, do estoque e das finanças, além de facilitar sua gestão e garantir a conformidade com as regulamentações fiscais.
Neste artigo, vamos explicar por que o PDV é tão importante para gerar suas notas fiscais de forma rápida e precisa e mostrar como emitir as NFC-e com o sistema da DIGISAN, uma solução eficaz e intuitiva que ajuda a simplificar suas rotinas.
PDV é sigla para Ponto de Venda, que se refere ao espaço físico ou sistema on-line onde os negócios acontecem. É ali que os clientes fazem suas compras e pagam por produtos ou serviços.
Um PDV pode ser uma loja física ou virtual, um computador ou mesmo um aplicativo usado para registrar as vendas, calcular o valor total, aceitar pagamentos e, se necessário, emitir recibos ou notas fiscais.
Por isso, pode-se dizer que o PDV é o coração das transações comerciais, mantendo tudo organizado e facilitando o controle financeiro do seu negócio.
Um bom sistema de PDV não é apenas uma ferramenta para processar transações, mas um aliado importante para sua gestão. Com ele, você ganha eficiência, precisão e controle para impulsionar a produtividade e o sucesso do seu empreendimento.
Veja, a seguir, algumas vantagens de utilizar um PDV em seu dia a dia:
Agora que você já viu como um sistema de PDV pode ser útil no seu dia a dia e contribuir de forma direta com o seu negócio, vamos te ensinar a usar o software da DIGISAN para emitir NFC-e de forma rápida e eficiente.
Acompanhe o passo a passo abaixo:
Acesse o sistema de PDV da DIGISAN usando seu login de usuário. No menu lateral esquerdo, vá até a seção "Cadastros" e selecione "Produtos".
Clique em "Cadastrar Novo" para inserir um novo item, preencha a descrição com o nome do produto e, no campo NCM, localize o tipo de produto, como “caneta". Assim, o sistema identifica automaticamente o código.
Escolha a unidade comercial de acordo com a forma como você vai vender o produto (unidade, gramas, metros, etc) e defina o valor que vai cobrar pelo item.
Para preencher os campos de impostos, é recomendável que você solicite orientações da sua contabilidade. Caso você seja optante do Simples Nacional, não é necessário preencher essas informações, a menos que seu contador repasse alguma instrução específica.
Clique em "Salvar Produto" para concluir o cadastro.
Volte ao menu lateral esquerdo e escolha a opção "Emitir Cupom Fiscal" e você será direcionado para a tela do PDV. O campo Definição de numeração - NFC-e - Série será preenchido pelo sistema, sem necessidade de inserir os dados manualmente.
No campo "Pesquise por um produto", insira o nome do item que está sendo comercializado e selecione o produto na lista. Confirme o valor, defina a quantidade desejada e observe que o subtotal, no alto da página, será calculado de forma automática.
Como o sistema da DIGISAN é automatizado, o CFOP também será preenchido automaticamente.
Repita o procedimento para todos os produtos que seu cliente estiver comprando.
Depois de inserir todos os produtos na nota, clique em "Emitir Nota" e configure a forma de pagamento. Você vai ver que o sistema de PDV da DIGISAN oferece 11 opções, incluindo dinheiro, boleto, cartão de crédito e débito e pix, o que contribui para flexibilizar os seus negócios.
Selecione a opção de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo cliente. No sistema da DIGISAN, você pode selecionar mais de uma forma, caso o cliente use diferentes meios para pagar a mesma compra. Clique em "Finalizar Pagamento".
Assim que você finalizar a configuração do pagamento, abrirá automaticamente uma nova janela, onde é possível ver o cálculo de troco, se houver, e inserir detalhes da nota, como o CPF do cliente e observações adicionais. Preencha se for necessário, clique em "Emitir Nota Fiscal".
A NFC-e será gerada com todas as informações cadastradas no sistema PDV e com QR Code na nota fiscal, o que facilita a consulta de autenticidade do documento.
Quando a nota fiscal for emitida pelo sistema DIGISAN, você poderá imprimi-la para o cliente. Para isso, poderá usar uma impressora fiscal ou mesmo uma comum, para imprimir em papel A4, por exemplo.
Além disso, você também poderá salvar uma cópia em seu computador para seus registros e enviar a NFC-e para o cliente por whatsapp ou e-mail.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, assista também ao vídeo com o passo a passo para usar o sistema de PDV da DIGISAN:
Sistema PDV DIGISAN Veja como Funciona NFC e Brasília DF
—-----------------------
Como você viu, a emissão de NFC-e pelo sistema de PDV é uma escolha inteligente para empreendedores que desejam simplificar sua rotina de negócios, garantir conformidade fiscal e oferecer flexibilidade aos clientes.
O sistema de PDV da DIGISAN oferece vantagens significativas, como facilidade de uso, agilidade, conformidade fiscal e flexibilidade nas formas de pagamento. Por isso, ao escolher a DIGISAN, você está investindo em uma ferramenta que otimiza suas operações comerciais, além de ter acesso a um suporte especializado para responder a todas as suas dúvidas.
E você pode experimentar o sistema da DIGISAN por 7 dias sem pagar nada. Entre em contato e faça um teste grátis de nosso emissor de notas fiscais de forma rápida, segura e descomplicada.