A Braip é uma plataforma de marketing digital projetada para facilitar a criação, promoção e venda de produtos digitais e é uma das alternativas utilizadas por empreendedores que querem gerar ou complementar sua renda.
Mas, no mundo online também é preciso garantir a emissão correta de notas fiscais para evitar complicações.
Este guia detalhado mostrará como emitir notas fiscais de vendas na Braip, quem deve emitir, como fazer isso corretamente e como automatizar a emissão com a DIGISAN.
Assim como acontece no comércio tradicional, toda venda realizada na Braip requer a emissão de nota fiscal. Dependendo do tipo de produto e da sua função na plataforma, a responsabilidade pela emissão do documento pode variar.
Veja, a seguir, quem deve emitir notas fiscais
Como regra geral, a nota fiscal deve ser emitida para o comprador final do seu produto, independentemente de estar utilizando a Braip ou qualquer outra plataforma de vendas. Portanto, se você é um produtor digital e realizou vendas para vários clientes em um período, cada um deles deve receber uma nota fiscal, assegurando a regularidade da transação.
Em alguns casos, é recomendável emitir a nota fiscal somente após o período de garantia incondicional. Isso protege você contra cancelamentos e evita o pagamento de impostos desnecessários.
Se você atua como afiliado, a nota fiscal deve ser emitida para o produtor digital e não para a Braip, que apenas facilita a transação.
Como o trabalho do afiliado é considerado uma prestação de serviço ao produtor, portanto, a nota fiscal de serviço deve ter o valor da comissão recebida, não o total do produto.
A Braip emite notas fiscais para o produtor uma vez por mês, com as taxas cobradas pela plataforma pelos serviços de intermediação das vendas realizadas.
Essa nota fiscal é gerada com um valor total do ciclo de serviços prestados ao produtor.
Além dos infoprodutos, a Braip também permite a venda de produtos físicos. Para esses casos, a emissão de notas fiscais deve seguir o processo tradicional. Veja como fazer.
Se você vende produtos físicos na Braip, deve seguir as normas tradicionais de emissão de notas fiscais. Isso inclui a emissão da nota para o cliente final, detalhando os valores e tributos aplicáveis, garantindo o cumprimento dos direitos do consumidor.
Se você promove produtos físicos e recebe comissões, deve emitir uma nota fiscal para o produtor, baseada na comissão obtida. Essa nota fiscal deve refletir o valor da comissão conforme estipulado no contrato de afiliação.
Para garantir a regularidade fiscal e evitar problemas, considerar a contratação de um contador pode ser uma boa prática. Além disso, utilizar um sistema confiável como a DIGISAN para automatizar a emissão de notas pode ser muito útil.
Para configurar a automação de nota fiscal na Braip, você pode integrar a plataforma com o sistema de emissão de notas da DIGISAN. Entenda como fazer isso assistindo ao vídeo a seguir ou lendo o texto mais abaixo.
Acesse sua conta do emissor de notas. Caso ainda não tenha, cadastre-se gratuitamente no sistema da DIGISAN, clicando aqui.
Nas informações referentes à configuração com a Braip, clique uma vez sobre o link apresentado para copiá-lo. Em seguida, vá para a Braip para configurar a integração.
Insira o link copiado da DIGISAN e selecione os produtos para emissão de notas. Defina os eventos de Pagamento Aprovado e Devolvido para gerar e cancelar notas conforme necessário. Clique em Salvar.
Clique aqui para ver um vídeo completo de como cadastrar as informações do seu produto.
Na seção Meus produtos, copie código do seu produto na Braip.
No sistema da DIGISAN, na seção Configuração do Produto, cole no campo Código o texto que copiou da Braip.
Agora, sua configuração estará pronta e a emissão de notas fiscais será feita automaticamente pela DIGISAN. Se quiser baixar os arquivos XML das suas notas fiscais, eles estarão disponíveis para download no seu painel.
Transforme a emissão de notas fiscais na Braip em um processo ágil e descomplicado com a DIGISAN. Nossa solução de automação permite que você concentre seu tempo no que realmente importa: o crescimento e a gestão do seu negócio.
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