Certificado Digital

Quais os tipos de certificados digitais e como escolher o meu?

Você conhece os diferentes tipos de certificados digitais e como escolher o melhor para para seu tipo de necessidade? Leia mais aqui!

As rotinas de trabalho estão cada vez mais automatizadas e facilitadas pelos serviços online. Com isso, há um grande número de transações que podem ser realizadas por meio eletrônico, e, para garantir a segurança desses processos, você pode contar com vários tipos de certificados digitais.O certificado digital é como a sua assinatura na Internet. É ele que garante autenticidade aos documentos que você transmite e torna mais seguros os procedimentos de sua empresa na web.Mas, você sabe qual o melhor tipo de certificado digital para o seu negócio?Neste artigo, você vai conhecer os modelos disponíveis, seus usos, vantagens e desvantagens, para que você possa tomar sua decisão de forma mais consciente, considerando o que melhor atende às suas necessidades.

Quais os principais tipos de certificados digitais?

Atualmente, há 12 tipos de certificados digitais, divididos entre assinatura digital e de sigilo. Eles são utilizados de acordo com a aplicação necessária e, algumas vezes, será necessário contar com mais de um modelo.Veja, a seguir, os principais tipos disponíveis:

Certificados do tipo A

É o certificado de assinatura digital usado para validar documentos e arquivos virtuais e identificar quem os assina. Os principais modelos dessa classificação são:

Tipo A1

É um arquivo digital que pode ser armazenado no computador ou na nuvem. Sua validade é de 1 ano e tem um nível de segurança inferior ao tipo A3.Entre as vantagens do modelo A1, estão:

  • Instalação em vários computadores e dispositivos móveis.
  • Uso simultâneo em diferentes equipamentos.
  • Impossibilidade de perda ou roubo, por ser um arquivo digital.
  • Possibilidade de backup.

Já as desvantagens incluem o prazo de validade de apenas um ano e, consequentemente, o custo de ter que renová-lo.

Tipo A3

Trata-se de um certificado físico, em forma de token, pendrive ou cartão com chip, que precisa de uma senha e de uma leitora específica.A validade desse tipo de certificado é maior, podendo chegar a até 3 anos, portanto, o custo com as renovações acaba sendo menor.Além disso, outras vantagens são:

  • Mais segurança, já que não pode ser copiado.
  • Maior mobilidade por estar em um aparelho físico.

Entre as desvantagens, estão:

  • Risco de perda ou roubo da mídia onde o certificado está armazenado.
  • Necessidade de uma leitora específica.
  • Impossibilidade de ser utilizado em vários equipamentos simultaneamente.

Certificados do tipo S

Esse modelo é o ideal para quem precisa de sigilo e confidencialidade nas transações. Ele permite a criptografia de documentos e, assim, só pode ser lido por certificados autorizados, garantindo maior segurança.Assim como os certificados do tipo A, ele conta com uma variedade de tipos, que se diferenciam em segurança e forma de armazenamento.

Certificados tipo T

É um certificado que atesta quando o documento foi emitido, informando data e hora. Pode ser utilizado em conjunto com outros tipos de certificados digitais, como forma de evitar adulterações e fraudes.

e-CPF

Como o nome sugere, é a versão digital do CPF físico. Com ele, o titular pode realizar transações eletrônicas, como assinar contratos e procurações, e ter acesso a serviços pelo site da Receita Federal.

e-CNPJ

É a versão digital do CNPJ, com as mesmas funções do e-CPF, mas voltado a pessoas jurídicas. Esse modelo permite a empresas realizarem uma série de ações com segurança no ambiente virtual.

NF-e

Utilizado para garantir a autoria e a validade na emissão de documentos fiscais, permite a assinatura de notas fiscais eletrônicas (NF-e), nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e), nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e) e nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e).

Qual certificado digital escolher?

Como você viu, os modelos de certificado digital têm vantagens e desvantagens e, por isso, devem ser selecionados com critério.O tipo A é o mais indicado para profissionais liberais, pois permite que um documento digital seja assinado antes do envio. Já o tipo S é ideal para quem troca mensagens sigilosas, como profissionais do judiciário, pois tornam os conteúdos inacessíveis a quem não está autorizado a abri-los.Outro modelo que confere mais segurança aos documentos é o certificado tipo T, que registra data e hora da emissão, evitando que esses dados sejam alterados. É um meio muito útil para dificultar, por exemplo, fraudes em ações judiciais.O e-CNPJ permite acesso a vários serviços dos governos municipal, estadual e federal, mas não deve ser utilizado, por exemplo, para emissão de notas fiscais, já que teria de se conceder acesso a dados e senhas da empresa ao funcionário responsável. Nesse caso, é indicado o uso do certificado tipo NF-e, que não necessita o compartilhamento dessas informações.Em relação aos microempreendedores individuais (MEI), a depender da legislação de cada estado ou cidade, pode ser obrigatório o uso de certificados digitais, caso o MEI emita notas fiscais eletrônicas.Agora que você já conhece os tipos de certificados digitais e suas principais aplicações, está na hora de escolher o que mais se adapta a sua empresa ou seu serviço. Além de mais segurança em seus procedimentos online, você ganha mais mobilidade e produtividade em suas rotinas empresariais do dia a dia.Converse com seu contador e defina o melhor certificado para você. Na hora de emiti-lo, conte com a DIGISAN. Acesse nosso site e confira nossas opções.

Leia também:

O que ocorre quando o certificado digital vence?

Você também pode gostar

Voltar ao blog